Concurso Epicure Sommelier


Fui assistir as aulas junto com o Marcel.
Na aula da tarde de sábado, tivemos a prova sobre charutos. Cesar Adames, um grande especialista no assunto, foi o professor no curso. A maioria dos alunos não tinha grande intimidade (inclusive o Marcel) com o assunto, até desgutavam charutos, mas não conheciam bem o produto. Foi durante as aulas com Adames que desenvolveram interesse e conhecimento.
Depois de uma prova escrita, ocorreu a prova prática, ou seja, de serviço. Mas para deixar todos bem tensos, quem tivesse melhor desempenho no serviço, teria uma vaga garantida na final do Concurso Epicure Sommelier. O jure contava com Adames e dois campeões do Concurso Brasileiro.
Para a prova era necessário apresentar um charuto e explicar a história dele, harmonizar com uma bebida (descrevendo a história dela) e fazer o serviço (cortar com tesoura, guilhotina ou furador e acender com fósforo longo, maçarico ou cedro para o jurado). O serviço é que valia mais pontos na nota final.
Fiquei super feliz quando o professor anunciou as notas: meu namorado, Marcel Miwa, ficou em segundo lugar! Ele perdeu com honras para uma pessoa que tem experiência na área de epicure. Ele fez o serviço de um charuto Le cigar (Recôncavo baiano) com um Madeira F.F. Ferraz.
A final ocorrerá durante a edição Ao Vivo da revista Prazeres da Mesa. Vamos torcer pela F. (que venceu a etapa classificatória).

Postado Por Nina Moori.

Comentários

Lílian disse…
Oi Nina
O assunto é outro... Vi sua receita do bolo de chocolate e amei, porém não sei o que é "tbsp". Esclareça minha ignorância, por favor...
Inté : )
Cris disse…
Parabéns!!! Dedicação e esforço devidamente recompensados! Depois mostra para a gente a revista. Bjs!
laila radice disse…
parabens ao Marcel...imagino q o paladar dele seja realmente mto apurado..nao entendo nada de nada sobre esse mundo dos charutos...
Oi Lilian, vc não tem o dever de entender as minhas trapalhadas (às vezes copio e colo do word sem traduzir).
Tbsp = tablespoon = colher de sopa
Tbsp = teaspoon = colher de chá

Oi Cris, o evento Prazeres da Mesa Ao Vivo é produzido para fazer a revista ao vivo. O evento dura 3 dias, com chefs, degustações, novos produtos gastronômicos, concursos, vinhos, etc. Depois sai a edição do evento no mês seguinte.

Oi Laila, o Marcel tem a memória olfativa mais desenvolvida. Isso é questão de treino, lembrar de alguns cheiros da infância e, absorver os cheiros que nos rondam. Por exemplo ir à feira e sentir o aroma das verduras, legumes e frutas. Com o tempo vamos memorizando os aromas. Existem pessoas que tem o olfato mais apurado (a Fezoca citou sobre isso dias atrás), é genético. Mas elas não sentem apenas os bons aromas, tbm sentem com mais intensidade o suor, a poluição e os produtos de limpeza.

bjos a todas,
Nina.
Cláudia A. disse…
Parabéns ao Marcel!
Anônimo disse…
Nina,parabéns para o Marcel!Beijo
Sheila disse…
Meu marido adora charutos... imagino se participasse de um evento desses, rsrs
Claudia, Sheila e Duly, muito obrigado!
Sheila, aqui em São Paulo temos casas de charutos que fazem degustações de charutos harmonizando com bebidas (epicure). Procure no Esch, Lenat, Davidoff entre outros.
abs,
Marcel.

Postagens mais visitadas