Pão de espinafre e alho



O "Colher de Tacho" elegeu o espinafre como rei da quinzena (5 a 17 de agosto). Com dois maços de espinafre na geladeira resolvi participar desta cozinha experimental virtual.

Pão de espinafre e alho: Faça uma esponja com sessenta gramas de água da cocção do espinafre, seis gramas de fermento biológico seco, quatro gramas de mel e trinta gramas de farinha de trigo. Num bowl grande, misture trezentos gramas de farinha de trigo, cento e trinta gramas de farinha de centeio, dez gramas de sal e noz moscada em pó. Faça um vulcão e adicione a esponja, trinta gramas de azeite, dois dentes de alho laminado salteado, meio maço de espinafre picado (apenas as folhas branqueadas - coloque em água fervente por 20-30 segundos, escorra e coloque em água e gelo - este processo impede que a cocção continue e perca a cor verde) e duzentos e quarenta mililitros de água (da cocção). Misture, acrescentando água se necessário. Sove. Deixe crescer até dobrar. Modele e deixe crescer. Asse à 220ºC por 15 minutos, abaixe para 180ºC e termine a cocção.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Branqueada: nunca tinha escutado este termo.
Este pãozinho deve ficar delicioso com o toque do alho.
Mirela.
Branquear é quando damos um choque térmico nos alimentos (legumes e verduras). Este processo evita que a cor e textura dos alimentos se deteriore. Também evita a perda total de vitaminas dos legumes e verduras na cocção. Ferva a água, coloque o alimento (em pequenas porções), o tempo de cocção varia (folhas ficam cerca de 20-30 segundos na água quente e alimentos mais duros ficam mais tempo), retire da água e coloque imediatamente em água muito gelada. Escorra bem.
Anônimo disse…
Oi Nina,eu não entendo inglês muito bem por isso às vezes não compreendo o que vc posta.O que é 1 tsp ou tsbp?
Obrigada pela explicação.Aninha
Anônimo disse…
Olá Nina, não entendo inglês então às vezes não compreendo o que vc posta, o que é 1 tsp ou tsbp?obrigada,Aninha.
Oi Aninha, tsp é a sigla para teaspoon (colher de chá) e tbsp é tablespoon (colher de sopa). bjo, Nina.
valentina disse…
Nina, que bacana esta receita.gostei de ver que se usa a água de cocção para fazer a esponja.Obrigada pela participação no Colher.
Anônimo disse…
Oi Nina,desculpe encher sua caixa de comentários,foi meio confuso postar.Neste seu pão de espinafre não vai fermento algum?obrigada,beijo,Aninha.
Nossa Ana, desculpa! Esqueci de mencionar: 2 1/2 tsp de fermento biológico seco para fazer a esponja (água, mel e farinha de trigo). Vou arrumar. bjo, Nina.
Marizé disse…
Adorei esta receita, gosto muito de pãezinhos e estes parecem especiais
Elvira disse…
Adorei esse pãozinho! :-) Bjos.
Marizé e Elvira, obrigada meninas! Pode-se acrescentar mais espinafre e retirar o alho (para quem não gosta).
bjo, Nina.
Beatriz Belliard disse…
Deve estar delicioso, receita anotada pq quero sentir o gostinho ! bjs
Oi Bia, o espinafre até que ficou suave, mas pode ser aumentado na quantidade e, o alho ficou bem presente, mas tbm pode ser diminuido. bjo, Nina.
Joaninha disse…
Mais uma para experimentar! :) Essa coisa de parar a cozedura eu costumo fazer com a massa para parar a cozedura, penso que é a mesma coisa.Vivendo e aprendendo! :)
Bjs
Oi Joaninha, realmente é a mesma coisa! bjo, Nina.

Postagens mais visitadas