Lasanha de bacalhau e sarraceno


Fiz uma lasanha (modéstia à parte, estava muito ótima) com massa de farinha de sarraceno, bacalhau desfiado e refogado (escalde em água, desfie e refogue com cebola, alho e salsa), favas frescas salteadas com alho, molho ao sugo e batatas cozida em fatias finas. A foto ficou péssima, a lasanha desmontou quando cortei.
Massa de farinha de sarraceno: peneire três xícaras de farinha de sarraceno, duas colheres de farinha de trigo e meia colher de chá de sal. Faça uma cova no centro e adicione dois ovos, trinta gramas de azeite e misture adicionando água até obter uma massa macia. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos (eu guardo até 3 dias em geladeira). Abra com auxílio de cilindro. Cozinhe em água fervente.
Já utilizei esta massa para fazer fetuccine. Eu não recomendo excluir a farinha de trigo, já fiz sem e a massa arrebentava (faltou gluten).
Montagem: azeite num refratário, camada de massa, molho de tomate, bacalhau, massa, molho, fava, batata, molho, massa, bacalhau, massa e molho. Polvilhei com farinha de rosca (particularmente não aprecio o Parmesão com peixe e frutos do mar). Asse por uns 15 minutos.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Isabel Salvador disse…
péssima foto ou não isso não interessa,interessa sim o amor e o carinho a dedicação com k fazemoa as coisas.para mim estámuito bem...bjokas
Marizé disse…
Que óptima sugestão, lasanha de bacalhau quêm diria! Gostei muito. Beijocas
Sylvia disse…
Nunca fiz lazanha de bacalhau, deve ter ficado uma delicia!!! Bjs
Elvira disse…
Se tiver a ocasião, experimente também com broa de milho esmigalhada. Fica uma maravilha! Bjs.
Anônimo disse…
Oi Nina,que delícia. Ainda não fiz massa fresca com sarraceno,agora tu me deixastes curiosa para ver a diferença da feita com trigo+semolina,beijo!Mariângela.
Agdah disse…
Então, experimente o Parmesiano-Regianno, fica muito, muito bom.

Uma curiosidade esses "fava beans" verdes, também se chamam "fava" aí? Eu vejo muito aqui mas nunca vi dessas verdes Salvador, só das brancas...
uma lasanha bem diferente! gostei muito. beijos,
Obrigada Belinha, Marizé e Sylvia!
Oi Elvira, sua sugestão já está anotada.
Oi Mariângela, a massa com semolina/trigo di grano duro fica com consistência mais firme (aliás é sobre massas o caderno Paladar no jornal Estado de São Paulo).
Oi Agadah, eu já experimentei com o Parmeggiano, com queijo de cabra, com vários tipos, mas acho que o sabor do queijo briga com o aroma de peixes e frutos do mar. Mas isso é questão de gosto...
As favas depois de secas ficam com aparência branca ou marrom (depende do tipo), as frescas são verdes. As favas precisam de clima mais ameno para um bom cultivo, e a Bahia é muito quente (provavelmente você encontrará lá as secas).
bjos a todas,
Nina.
Valentina disse…
Adorei que voce usa farinha sarracena.
Oi Valentina, eu gosto do sabor terroso desta farinha. E ainda ela é saudável...bjinho, Nina.

Postagens mais visitadas