Aula de barismo

Sábado, dia 26, fui à aula da pós. Era sobre barismo, a arte de extrair o café espresso. Várias explicações sobre os tipos de café, cultivo, moagem, torrefação, classificação e barismo propriamente dito. Por ser uma aula, tiveram todas aquelas explicações técnicas sobre café.
Separei algumas fotos: extração curta (25-35ml), extração longa (50ml) e duas de capuccino (extração e pronto).




Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Cris disse…
Nina, sou doida para aprender a desenhar no capuccino, já vi até um video a respeito no utube. Bjs!
Fantástico! Deve ser muito legal uma aula sobre café. Quando tiver oportunidade, farei uma.
Beijos,
Débora
Vitor Hugo disse…
Ahhhh, eu tenho urticárias para aprender sobre o barismo! Pena que onde eu moro não tenha cursos desse tipo, =/
Anônimo disse…
delícia Nina,desta aula eu ia gostar pois adoro café..beijo!
isso esta super na moda. e fica muito legal. mas como eu nao bebo cafe, nem nenhuma dessas bebidas onde eles fazem o desenho, nunca realmente vi isso ao vivo. beijo! :-)
Oi Cris, o segredo é um bom café e a aeração do leite (microtexturizando a proteína e a gordura). O resultado é um capuccino cremoso.

Oi Débora e Mariângela, quando eu soube que o Marcel teria aula de barismo na pós, não perdi a chance! De manhã foi barismo e à tarde epicure.

Oi Vitor, quem sabe vc não consegue fazer uma viagem à Sampa e agendar uns cursos bacanas. Venha fazer uma viagem de estudos.

bjos a todos,
Nina.
Oi Fezoca, para quem não bebe café realemnte fica sem graça uma aula de barismo. Tinha uma aluna que apenas tirou fotos, não degustou. Vi umas fotos do ampeonato mundial que eram obras de arte, não teria coragem de beber. bjo, Nina.
Sylvia disse…
Que maravilha deve ser aprender a tirar um bom café e desenhar um capuccino além de aprender sobre torrefaçao e qualidade de café. Adoraria um dia fazer
Bjs
Migas disse…
Fantástico! Eu adoro café...mas adoro mesmo! Expressos, de preferência...Não conhecia o nome (barismo) e sinceramente nunca o relacionaria com café. Maravilhosas as fotos!

Bjos
Carol Arêas disse…
Este capuccino decorado com um coração está de uma delicadez só! Adorei!
Heidi disse…
Muito boa estas aulas Nina, tenho muita vontade de aprender também! E fazer estes desenhos também já tentei por diversas, mais não fica assim. Abraços.
Sylvia, Migas, Carolina e Dinha, o dia que vcs tiveram a oportunidade de fazer uma aula com barista, aproveitem. Achei bacana aprender não só sobre a extração, mas sobre a historia e todo o preparo do café antes de chegar à xícara.
Dinha, o desenho se mantém devido à microtexturização da proteína do leite (não serve o desnatado, nem em pó).

bjos a todas,
Nina.
Elvira disse…
Quando eu era estudante, trabalhei durante umas férias num café de Lisboa muito famoso e antigo, que por sinal se chama "A Brasileira". Bem, eu era uma catástrofe a tirar espresso... Uma vez, até fiquei salpicada de café da cabeça até à cintura...!! ;-D

Um espresso bem tirado é quase arte. E cá em Portugal, somos tão chatinhos que os Italianos com a qualidade da "bica". Senão mais ainda...

Se você vier cá à Portugal um dia, vai notar como o nosso espresso é perfumado e saboroso... Bjs.
Oi Elvira, eu gostaria de fazer um curso profissonal de barismo. Mas sei que precisa de muito tempo e dedicação. Concordo que é uma arte e muito complexa.
bjos,
Nina.
Cláudia disse…
Eu adoro um café bem tirado, se não for um café bom ao meu paladar, prefiro não tomar. Um de meus projetos é fazer um curso de barismo. Eu acho fascinante!
bjs
Oi Claudia, concordo com vc. Não adiant dizerem que tla café é excelente se para o nosso paladar não é harmnico e saboroso. Eu tbm penso em fazer um curso de barismo, mas estou sem tempo par me dedicar com afinco a este projeto.
bjo, Nina.

Postagens mais visitadas