Guia de vinhos 2007 - Gula


A revista Gula lançou uma edição extra este mês sobre a maior degustação anual de vinhos no Brasil. E meu namorado (Marcel Miwa) participou! Ao longo do mês de junho, vários provadores reuniram-se no restaurante Villa Alvear para degustações às cegas (para garantir a imparcialidade) de mais de 2500 rótulos diferentes.
As provas eram separadas por tipo (brancos e tintos foram agrupados pela uva ou estilo, país produtor e preço).
Só o Marcel degustou mais de 400 rótulos. Mas não pensem que ele ficou bêbado - numa degustação técnica não se engole as amostras. Ao longo dos dias, postaremos sobre alguns destes vinhos.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Valentina disse…
Ah, que bacana. Voltarei pra ler o que se bebe no Brasil.
Anônimo disse…
Olá Nina,

Comprei hoje a revista Gula. Seria interessante se o Marcel pudesse contar um pouco sobre "os bastidores" da mega degustação.

Abs.,

PS: Obrigado por responder à pergunta da Semana...sou fã também dos vinhos de Cahors.
Le vin au blog, particularmente achei muito bem organizada a degustação: o ambiente e teperatura dos vinhos adequados, o serviço eficiente (Villa Alvear)e o corpo provador competente.
O que considero mais importante é que a degustação realmente ocorre "às cegas", pois nos informam apenas a categoria do vinho e a faixa de preço. No final a análise acaba sendo comparativa entre as amostras servidas.
Já fiz um trabalho semelhante ao da Claudia Mota (produtora editorial da revista e responsável por catalogar vinhos e notas e coordenar a degustação), com um número de amostar muito menor e, quas enlouqueci! Só tenho elogios à organização do evento.
Abs,
Marcel Miwa.

Postagens mais visitadas