Granita de uva


Aproveitando que esquentou um pouco, uma granita - apesar de preferir comer sorvetes, sorbets e granitas no frio!
Fiz uma calda com 135g de açúcar demerara e 480ml de água. Fora do fogo, adicionei 1/2 envelope de gelatina sem sabor, previamente hidratada em 60ml de água. Acrescentei 300ml de suco de uva integral e deixei esfriar. Gelei até começar a firmar. Fiz um merengue suíço com 60g de clara e 45g de açúcar demerara (não gosto de usar clara crua - vai saber que bactérias estão presentes...) e agregue com cuidado e depois bata com fouet. Leve ao freezer, deixe endurecer. Na hora de servir, bata com fouet ou raspe com garfo.
Postado por Nina Moori.

Comentários

Márcia disse…
Nina, mais uma vez vou tirar dúvidas... Vc já deve estar de saco cheio, e daqui a pouco vai querer me cobrar por isso - tudo bem, já vi q suas receitas são perfeitas, e pagarei!!!
:)
Olha, eu tb neurose de salmonella tb, então queria saber como é este merengue suíço... É cozido, é???
Brigada mais uma vez!
Bjos,
laila radice disse…
nina não conhecia o uso de gelatina em granitas..deve suavizar a tectura né... ficou linda! bjos
Sylvia disse…
Nina ,adorei a receita,estive dez dias fora de ferias e encontro coisas maravilhosas no seu blog.
Anônimo disse…
Adoro novidades e esta receita é novidade para mim,para o calor aqui do Rio é ótima!Bom domingo
Heidi disse…
Que legal esta granita de uva! Também não sou muito fã das claras crua, sempre costumo aquecer em banho-maria, antes de adicioná-las as receitas.
Oi Márcia, eu é que fico feliz em poder te ajudar, o intuito deste blog era mostrar algumas receitinhas, esclarecer dúvidas (que eu souber responder) e flar um pouco sobre vinhos.
O merengue suíço é conhecido por merengue método morno: misture açúcar e clara crua, coloque em banho-maria, mexendo (não precisa bater, apenas mexa para quecer por igual) com fouet ou garfo, se usar termômetro, a temperatura será de 43ºC, mas pode-se testar com a ponta dos dedos indicador e polegar (deverá estar morno e os grãos de açúcar terem se dissolvido completamente). Bata na batedeira ou na mão até esfriar e montar. Cuide para não aquecer em excesso, ou obterá uma omelete de claras.
Oi Laila, a textura fica mais acetinada usando a gelatina, se desejar uma granita mais firme use 1 envelope inteiro de gelatina em pó sem sabor.
Oi Sylvia, espero que tenha descansado. Aguardamos suas ótimas receitas!
Oi Duly, com certeza no Rio faz mais calor que por aqui. à noite ainda tem esfriado um pouco, mas à tarde....muito sol!
Obrigada Valentina!
Oi Dinha, prefiro usar a clara aquecida que, além de diminuir os possíveis problemas com bactérias, fica mais acetinada e mais volumosa.
bjo a todas, Nina.
Cinara disse…
Nina, eu acho a granita uma sobremesa muito elegante, mas nunca fiz em casa. Já anotei sua receita! ;o) Beijos!
Elvira disse…
Tão refrescante! :-)

Bjs.
Sheila disse…
Nossa, parece ser super refrescante e delicioso! Nunca comi isso, agora to com vontade, rsrs. Só preciso do bendito demerara... qual a diferença dele para o comum?
Marizé disse…
Mnham!! Que bom. Parabens
Anônimo disse…
Oi Nina,que blog bacana o teu! Vou voltar mais vezes,gostei! Adorei a granita, deixa passar este frio tão intenso aqui em POA,beijo!
Mariângela
Eli disse…
Estou com a Valentina uma DELÍCIA!!
Oi Cinara, esta receita é bem prática, nem precisa de sorveteira!
Obrigada Elvira!
Oi Sheila, eu uso o demerara como uma alternativa mais natural, mas pode-se substituir por açúcar cristal ou refinado sem nenhum problema.
Obrigada por nos visitar Mariângela! Saudações à POA!
Obrigada Eliana!
bjos a todas,
Nina.

Postagens mais visitadas