Utensílios para a sua cozinha

Já recebi incontáveis e-mails e escutei alunos e amigos perguntando a mesma coisa: Quais são os utensílios básicos para a cozinha?
(Um aviso, este post contém ironia.)
Qual o tamanho da sua cozinha? Você tem espaço para armazenar todos os utensílios que deseja? Se hesitou pare por aqui.
Utensílio básico é algo relativo. Depende o quanto você cozinha (ou pretende cozinhar). Quais os tipos de pratos que costuma preparar? Cozinha para a família inteira, recebe amigos constantemente (e não usa delivery) ou cozinha só para você depois de um dia inteiro trabalhando?
Na prática, quanto mais acessórios você tiver mais gadgets desejará.
Evitem utensílios de alumínio, prefira o inox, ferro esmaltado ou vidro.
Não tenho e não vejo utilidade real das grelhas, panelas e fritadeiras elétricas (com ou sem uso de óleo) ou máquina de pão. Gosto do bife dourado e suculento, cozidos com sabor de verdade (abriria uma exceção para a panela de arroz japonês, mas não na minha casa), tempura com massa fininha e delicada, baguette com casca crocante e miolo repleto de grandes alvéolos e pão de forma leve e macio.

fogão - prefiro o de cinco bocas à gás. O fogão elétrico é muito bonito, mas não aquece tanto. Tente usar uma wok no fogão por indução e conseguirá um cozidão morno.

forno - não preciso explicar a utilidade do forno, certo? Se não pretende assar ou reaquecer nada no forno, cogite ter apenas um cooktop à gás, com quatro ou cinco bocas.

geladeira - tá bom, pode rir. As geladeiras estão presentes até nas casas onde não se cozinha, afinal a água e cervejas geladas precisam dela. Se puder escolher, opte pela geladeira frost free (desligar, descongelar e limpar o congelador não está com nada, né?)

freezer - se a sua cozinha é pequena ou não armazena muitos alimentos congelados, dispense o freezer (não confunda freezer com congelador). Economize energia e espaço. Fique de olho na validade dos produtos congelados, temos a falsa impressão que alimentos congelados duram uma vida inteira.

filtro para água - até quando beberá somente água mineral? Qual água usa para cozinhar? Existem centenas de tipos de filtros para água.

panelas de inox de fundo triplo - distribui melhor o calor que as de inox, não soltam teflon na sua comida e têm manutenção fácil. para quem cozinha diariamente, aconselho pelo menos cinco panelas de tamanhos diferentes.

panela de pressão - pequena, média ou grande para o feijão de cada dia.

panela de ferro esmaltado - são caras, mas são as melhores para cozidos, sautées, confits ou braseados. Escolha dois tamanhos (um médio e um grande e oval onde caiba uma ave inteira) com tampa resistente ao forno.

panela de cobre revestida de inox - mais caras que as de ferro esmaltado. Substituíveis pelas de inox de fundo triplo, mas são o sonho de consumo de quem cozinha sempre e bem.

utensílio para cozinhar no vapor - pode ser aquela cestinha de inox (encaixe em diversos tipos de panelas) ou cesta de bambu (deixa um ótimo aroma nos legumes, peixes e dim sum). Alguns jogos de panelas de inox têm o utensílio que encaixa perfeitamente na panela. Se adorar cuscuz ou pudim no vapor, cogite adquirir um utensílio próprio.

caldeirão ou panela grande e funda - de inox, tork ou ferro esmaltado. Gosta de cozinhar para a família inteira ou para os amigos? Imagina ter que preparar uma feijoada dividida entre as suas três panelas de diferentes tamanhos?

panela de ferro - já usou? Dizem que transmitem ferro aos alimentos, mas dão muito trabalho. Quando novas precisam ser curadas e cada vez que usar, deve ser lavada imediatamente, secar na chama do fogão e untar com óleo ou enferrujam. Pode ser um ótimo complemento para a academia.

frigideira antiaderente - escolha bem o material do revestimento ou poderá comer resquícios de teflon.

frigideira e sauteuse - inox de fundo triplo ou ferro esmaltado, para omelete, legumes sautée, fritar, tortilla, etc.

frigideira com canaleta/grelha - para grelhar carne, peixes, aves e legumes. Substituível pela lisa de fundo triplo.

chaleira - substituível pelas grandes canecas de inox ou chaleiras elétricas. Prefiro as canecas de inox porque posso aquecer outros líquidos além da água.

frigideira para crepes - tão útil quanto aquele kit para fazer fondue.

panela de fondue - tão útil quanto a frigideira para crepes.

terrine - você pretende comprar uma tonelada de fígado cru (seja de galinha ou pato), limpar, cozinhar, gelar e rezar para dar certo? 

wok - requer chama do fogão muito alta e nenhuma preocupação com respingos de gordura pela cozinha. Cuidado com as coifas rebaixadas que podem pegar fogo com as labaredas que podem sair da wok.

tagine - uma delícia comer couscous com carré de cordeiro preparado em uma linda tagine, mas já imaginou onde vai guardar esta panela?

panela de barro - para moqueca e peixada. Requer espaço para armazenar porque racha com facilidade (e falta de uso).

termocirculador (sous-vide) - aparelho para cozinhar sob baixa temperatura. Antes de adquirir um desses, pense o quanto pretende cozinhar porque é caro e ocupa espaço na cozinha.

bowls de diversos tamanhos (tigelas de inox e vidro) - misturar os ingredientes de um bolo/pão/mousse, cozinhar em banho-maria, lavar salada e guardar na geladeira.

escorredor de macarrão - prefiro à espagueteira, que ocupa muito espaço e tem a panela base com fundo fino (demora para aquecer e queima o alimento). Prefira uma panela grande de fundo triplo útil também para outros alimentos.

liquidificador - sucos, smoothies, massa de bolo e torta, gazpacho, salmorejo, etc.

mixer - sopa creme na própria panela e vitaminas. Substituível pelo liquidificador.

batedeira planetária - bolos, merengues, pães, etc. Prefira com bowl de inox. Massas pesadas necessitam de uma máquina potente. 

batedeira portátil - zabaglione (bater as gemas com açúcar em banho-maria), bolos leves e claras em neve. Substituível pelo fouet e braços resistentes.

processador - moer oleaginosas, massa de torta, marzipan, pasta de amendoim, etc.

torradeira elétrica - substituível por uma boa frigideira antiaderente.

sanduicheira elétrica - precisa mesmo deste item? Quantas vezes por semana você pretende usar? Tem espaço sobrando na sua cozinha? Substitua pela frigideira antiaderente.

forno de micro-ondas - odiado por uns e venerado por outros. Não necessita de explicações quanto a utilidade.

forninho elétrico - quem reclama das ondas eletromagnéticas do micro-ondas é adepto do forninho elétrico.

timer - para não perder o tempo de cocção do macarrão, bolo, feijão, ovo...

formas - de inox, alumínio, vidro, cerâmica, cobre, retangulares, quadradas, redondas, pudins, tortas, fundo falso, bolo inglês, pão, minis, grandes, caneladas, muffins, petit gâteau, empadinha, cannelé bordelais, baba au savarain, chiffon cake, madeleine, rocambole... Não gosta de bolo nem torta? Então pule esta etapa!

formas de silicone - não gosto muito deste material para formas ou luvas térmicas porque o calor não é distribuído por igual. Quando o material não tem boa qualidade pode transmitir odores desagradáveis ao bolo e queimar a sua mão (no caso da luva).

rolo de macarrão - uso para abrir massa de torta e biscoitos, raramente para macarrão. Acho que vou voltar a chamar o meu rolo de bilha. Algumas usam para assustar maridos.

máquina de macarrão - quantas vezes ao ano no pretende usar? Lembre-se que faz sujeira e precisa de espaço para esticar e secar a massa. Cogite comprar massa fresca com grano duro no empório ou rotisserie. Ao mesmo tempo, quem usa sabe que o resultado é infinitamente melhor que o rolo de macarrão.

infusor de chá - útil somente para quem bebe chá com frequência. Substitua pela peneira de inox pequena.

facas - faca do chef (grande e lisa de inox ou cerâmica), faca de legumes (pequena e lisa), faca de pão (grande e serrilhada), faca para desossa (lisa, fina e longa), cutelo, facas para queijo (um conjunto 4-5 facas), 

chaira - não serve para afiar e sim para manter o fio.

pedra de amolar - evite aquela pedra grosseira cinza. Escolha um material menos rústico e a sua faca terá vida mais longa (lógico que depende do treino/talento para afiar e cortar alimentos). 

peneiras de inox - um grande que pode até fazer as vezes de escorredor de macarrão, um médio e um pequeno (usado até para chás e infusões).

chinois - coar molhos, coulis e caldos delicados. Substituível pela peneira de inox de trama fina.

porta filtro e moedor de café - porta filtro de plástico, cerâmica, vidro, filtro de papel, pano, sintético. O moedor de café é necessário para manter a qualidade da bebida. Os modelos mais simples funcionam muito bem. Substitua pela Aeropress, Bialetti, French Press, Chemex, Kalita... Ou tenha todas!

bules - para café, chá e leite.

jarra - de vidro ou inox. Para sucos, chá gelados, água, ponche e afins.

garrafa de vidro - reaproveite a garrafa transparente de whisky ou vinho, retire o rótulo e use para gelar a sua água.

balança digital - você sabia que existe muita diferença entre um jogo de colheres/copos medidores de marcas diferentes? Nem vou comentar sobre a disparidade entre o tamanho das colheres de um faqueiro  para outro... Peso até a água e o grão para o café do dia-a-dia.

colheres e xícaras medidoras - não tenho, mas sei que você tem (ou é um daqueles que reclama que as receitas não funcionam nunca)

fouets - um grande e resistente para angus e polentas, um médio para cremes, zabagliones, molhos e merengues e pequeno para finalizar molhos de saladas.

raladores - legumes, frutas, queijos, chocolates, noz moscada. Um bom mandoline substitui todos os raladores.

zester - para retirar a casca de cítricos sem ralar a parte branca (amarga), mas recomendo o ralador para cítricos da Microplane.

passe-vite - para molhos de tomate, purês (inclusive para fazer gnocchi e spätzel). Funciona como um amassador de batatas profissional.

espátulas (pão duro) - tamanhos diferentes, feitas de silicone ou outro material resistente ao calor.

colheres grandes - resistentes ao calor. para misturar na panela ou bowls.

espátula grande de inox - para virar peixes e frutos do mar (ou outros alimentos delicados) na frigideira.

escumadeira - para frituras, mas prefiro um grande par de ohashi porque escorre melhor o óleo.

pegadores de inox - depois que começar a usar o pegador de inox, aqueles garfos imensos e pegadores de espaguete cairão em desuso.

espremedor de cítricos - Objeto de museu para os adeptos do suco de caixinha. para quem bebe suco fresco todos os dias. 

descaroçador de azeitona - substitua muito bem pela faca de legumes ou pela azeitona sem caroço.

quebra nozes - imagina a família inteira ao redor de uma grande travessa quebrando nozes? Agora imagina abrir um pacote de nozes sem casca. Mas pode ser útil quando resolver fazer caranguejo em casa.

funil - já desperdiçou líquidos ao tentar engarrafar? Tenho um médio e um pequeno de plástico.

sorveteira - se pensa em adquirir uma, economize e compre uma de boa qualidade. Economizar aqui significa sorvete cristalizado. Cogite ir mais à sorveteria.

pacojet - a (caríssima) máquina dos sonhos para fazer sorvete, sorbet, mousse e molho.

abridor de lata - nada pior que estragar a ponta das suas facas ao abrir a lataria.

abridor de garrafa - melhor que quebrar os dentes ou a borda da pia/mesa ao tentar retirar as tampinhas.

saca-rolha - existem inúmeros modelos (T, alavanca única ou dupla, dois estágios, lâminas, rabbit, injeção de gás...).

martelo para carne - boa terapia para os nervos.

almofariz - moer especiarias, pimentas e fazer molho pesto. Evite a pedra-sabão que pode soltar resíduos na comida.

pincel de silicone - espalhar ovo batido sobre pães e biscoitos, molhos sobre assados e caldas em bolos. 

colheres de bambu e madeira - são proibidos em cozinhas profissionais, mas tenho certeza que todos usam em casa. Cuidado para deixar descansando sobre as panelas quentes porque podem queimar.

conchas - recomendo pelo menos uma pequena e uma média.

placa de corte (tábua) - adoramos a de madeira, mas são as mais anti-higiênicas. Escolha um material inerte ou impermeabilizado. As pesadas são mais seguras que as leves e flexíveis. As facas deslizam muito nas placas de vidro e plástico muito liso e podem causar sérios acidentes.

molheiras - para servir maioneses caseiras, bérnaise, molhos, pimentas e mostarda. Se costuma pedir pizza  duas vezes na semana e jantar fora outras três noites você não precisa deste item. Aliás, só precisa de prato, talheres e copos.

apoiador de colher - para deixar ao lado do fogão enquanto cozinha. Existe um utensílio conhecido como prato, onde cabem todas as colheres usadas para preparar a refeição.

moedor de pimenta - aquela pimenta que vende em pó já perdeu o aroma faz tempo (e sei lá mais o quê podem misturar para render mais).

moedor de sal - para quem usa flor de sal e sal de rocha. Prefira os moedores com engrenagem de cerâmica porque vivemos em um país de clima úmido.

tesoura - uso apenas para abrir embalagens e cortar papel manteiga. A tesoura de destrinchar é substituída muito bem pelas facas (e um pouco de treino para evitar picotar o peru de Natal na frente dos convidados). Não gosto de picotar ervas com tesoura, prefiro placa de corte e faca.

termômetro - verificar a temperatura do rosbife, ovo perfeito, do Filet a Wellignton ou outros assados, óleo para fritura e caldas/caramelos. Substituível pelos anos de prática na confeitaria.

refratários (forneáveis) - de vidro, cerâmica esmaltada ou ferro esmaltado, retangulares, canelados, ovais, redondos, quadrados, para tortas, bolos, carnes e legumes assados, lasanha, pães ou requentar aquela pizza de ontem no forno.

pedra para pizza - além das pizzas use para pães. Substituível pelo forno de pizza ou catálogo da pizzaria.

travessas - se você não se importa em levar as panelas, bowls e formas à mesa, dispense este item. Se adora uma mesa bem posta, negocie parte daquele aparelho de jantar da sua avó. O céu é o limite para formatos, tamanhos e materiais.

sopeira - não tom sopa? Então pule esta etapa.

lixo de pia - para lixo orgânico.

lixo grande - para lixo não orgânico e reciclável. Não recicla? Não conte para ninguém.

rodinho de pia - já lavou a louça ou a salada? Então sabe exatamente do valor deste objeto.

escorredor de louça - elimine da lista se usa máquina de lavar louça.

máquina de lavar louça - poderia dizer que o sabão para máquina vendido no Brasil não é biodegradável, mas prefiro dizer que não tenho opinião formada sobre o assunto.

cortadores de biscoitos - se você não é um "cookie addict", use copos e xícaras para cortar a massa do biscoito. Mas confesso que existem cortadores lindos.

grade para esfriar bolo e biscoitos - raros bolos devem esfriar na forma que assaram (como o brownie). Não sabia disso? O melhor é desenformar assim que saem do forno ou continuam a cocção e podem ressecar.

boleador de sorvete - substituível pela colher de sopa. Utensílio ótimo para bolear cookies.

descascador de legumes - existem vários modelos no mercado. Tenho certeza que algum deles irá agradar. Substituível pela faca de legumes afiada.

espremedor de alho - abomino. O alho fica esbagaçado. Usar uma placa de corte e uma faca afiada fazem do seu alho um refogado melhor. Quem tem digestão delicada, descarte o bulbo do alho (aquela parte esverdeada no centro do dente de alho) antes de picar na faca.

maçarico - e como fazer aquela casquinha de caramelo do crème brûlée? E de quebra ainda pode acender o charuto.

aros para bolos - para assar e montar o bolo em camadas.

silpat - é o nome daquela placa flexível de silicone que vai ao forno e à geladeira. Indispensável para fazer macaron (que também requer forno estável e tempera baixa). Usado para biscoitos, pavlovas, biscuits, desidratar fermento natural e frutas frescas, nougatine...

espátula de confeitar de inox - pretende confeitar bolos, tortas e trabalhar com chocolate? Se sim, adquira uma pequena, uma média e uma offset.

espátula triangular de inox - para trabalhar massa de pão, chocolate e fondant (e até o bife na chapa).

mangas (sacos) e bicos de confeitar - prefiro os sacos descartáveis. Para éclairs, profiteroles, decorar bolo, e biscoito, espalhar creme, ganache, mousse...

bisturi para pão (risca pão) - para cortar a superfície do pão antes de assar.

espátula meia lua de plástico (bowl scraper) - para trabalhar massa de pão. Algumas espátulas têm a lateral frisada e pode ser usada para decorar lateral de bolo com buttercream e merengue.

pinça para espinha de peixe - prefiro o modelo que parece um alicate de ponta fina. Se compra apenas filé de peixe congelado pule para a próxima(o) casa item.

cortador de ravioli - da mesma categoria que a máquina de abrir massa. Enquanto alguns adoram fazer a sua própria massa, rechear, cortar e preparar o molho, outros preferem comprar a massa pronta. Tudo tem prós e contras.

escova para lavar legumes - legumes como salsão, maxixe e nigauri têm a casca irregular e repleta de terra. Para higienizar uso uma escovinha na água corrente. Substitua por uma escova dental (sem uso, lógico).

thermomix - teoricamente serve para pesar, picar, processar, como sorveteira, cozinhar (inclusive no vapor), fazer cremes, massas, moer especiarias e gelo. Na prática, o sucesso do manuseio está na prática e no bom senso. Não fará de você um melhor cozinheiro.

moedor de carne - tem espaço sobrando na cozinha e muita disposição?

luva térmica - compre um par, ninguém aguenta o peso da panela de macarrão ou o refratário com um pato inteiro apenas com uma mão.

porta gelo - utensílio tão 80´s! Escolha entre manter os cubos de gelo em um saco no congelador ou aquele saco imenso de gelo no tanque. Mas o balde para gelar garrafa é útil para beber vinho branco, Champagne ou cerveja nos dias de calor senegalês (já usei até para preparar granita).

cave para vinho - vinhos de consumo rápido não precisam ser armazenados na cave. Adquira somente se pretender "rechear" a cave com grandes vinhos. A cave ocupa espaço considerável e é cara.

decanter - se vale a pena ter uma cave recheada de grandes vinhos, tenha um bom decanter (saca-rolhas, taças...).

aparelho de jantar completo - pratos grande, médio, pequeno, couvert, fundo, souplat (desnecessário), xícaras de chá e café, bules, molheira, sopeira, travessas e saladeira. O material, o tamanho, qualidade e preço devem ser ajustados ao seu estilo de vida.

talheres - adquira pelo menos um jogo completo. Vale a mesma regra do aparelho de jantar, adquira o conjunto que adequado a sua vida.

copos - para água, suco, Gin tônica, whisky, Margarita, Pisco Sour, Old Fashioned...

taças - para vinho, espumante, Martini, cachaça, licor, Cognac...


Sentiu falta de algum utensílio/equipamento?

Postado por Nina Moori.

Comentários

Rafaela disse…
Acho que vou começar trocando minha geladeira... Depois as panelas. :)
Bjs.
Melhor lista de todas. Só fiquei preocupada com a coisa do pilão de pedra-sabão, que é justo o meu e que uso praticamente todo dia. (A máquina de macarrão, por sua vez, foi arrancada do armário e tem sido usada toda semana!)
abs
Anônimo disse…
Gourmandise, as parafernálias elétricas não funcionam direito. Encostei a máquina de pão e a fritadeira. O seu post foi citado em um grupo de culinária no face. Algumas mulheres criticaram, mas a maioria achou super útil e entenderam a forma que você pensa. Eu amei!
Casarei em 6 meses e vou montar a minha lista de casamento com a ajuda dessas dicas. Obrigada!
Cami
Anônimo disse…
a melhor lista de utensílios ever!
Silvia - BH disse…
Panela de ferro é muito boa. Sou mineira e acostumada a usá-la. A cura é necessária para panela de ferro, de barro e de pedra. Nada complicado. As tres deixam as carnes cozidas como um frango mais saborosas e quentes. A de pedraé amelhor para o arroz, a de barro para peixes cozidos.

O cuidado que se deve ter para que a panela de ferro não enferruje é equivalente a utensilios de madeira pra que não mofem. Não precisa ser lavada de imediato, assim se depois de usá-la não se tem tempo é só não esquecê-la de molho. Ao lavar secar na chama baixa do fogão, ocasionalmente untá-la.

Panela de ferro é ótima pra preparar feijão. Frigideira e chapas para fritura são excelentes.
Juliano Brezolin disse…
Nina, boa noite!!

Primeiramente parabéns pelo Blog, achei fantástico! Tem me ajudado muito, principalmente quanto à pães com fermentação natural!!

Mas preciso de uma ajuda! Estou procurando uma loja online, preferencialmente brasileira, que venda um bom Mandoline! Tem alguma dica?

Abraços

Juliano Brezolin
Juliano,

Já tentou na Pinheirense ou na Di Pratos?

N.
Anônimo disse…
É a melhor lista de utensílios de cozinha do Brasil. O melhor de tudo são os seus comentários sobre os itens.
Fui enganado pela vendedora na hora de montar a minha lista de presentes de casamento. Ela colocou produtos supérfluos e materiais porcarias, se não fosse a minha noiva (hoje mulher) que lê o Gourmandise não pensaríamos em trocar os produtos por coisas úteis.
Indico sua lista para todos os amigos que vão casar.
Que tal criar uma lista de ingredientes básicos na cozinha?

abraços
Anônimo disse…
Vou me casar em junho e usei a sua lista de cozinha para fazer a minha de presentes de casamento. Muito útil.

Postagens mais visitadas