Tajine de frango

Desde dezembro do ano passado, quando ganhei um pote (presente de M.) com mix de temperos, planejava fazer uma tajine de frango. Ora esquecia de comprar o frango, ora não tinha couscous marroquino.
Deixei a preguiça de lado e tirei a poeira da tajine há tanto tempo guardada num canto da cozinha.

Tajine de frango (2 pessoas): Tempere dez tulipas de frango (coxinhas da asa) com o mix de tempero marroquino (semente de cominho, coentro em grão, cebola e alho desidratados, páprica, pimenta do reino em grão, canela, hortelã e folha de coentro desidratada, mostarda amarela em grão, pimenta caiena e sal) e gele por 4-6 horas.
Doure as coxinhas da asa em óleo. Transfira para a tajine (a minha tajine não pode ser utilizada sobre a chama do fogão, pode ser apenas forneada) e reserve.
Refogue duas cebolas julienne na panela onde dourou o frango. Deglaceie com cinquenta mililitros de vinho branco seco. Una fundo de legumes caseiro quente. Quando ferver, verta sobre o frango, espalhe dois tomates concassé e polvilhe um pouco de sal. Tampe a tajine e leve ao forno pré aquecido à 180ºC por 40 minutos. No meio da cocção, misture e espalhe meio limão confit picado.
Hidrate couscous marroquino com o fundo de legumes caseiro quente seguindo as instruções da embalagem. Tempere com suco de um limão, azeite e flor de sal.
Sirva quente com a tajine de frango.

Este post ficará sem imagem porque a foto ficou vergonhosa, escura e desfocada. Talvez por culpa da fome.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Silvia - BH disse…
Nina, o que é tajine, um vasilhame próprio? Para substituir por algum outro nacional o que sugere?
Gourmandise disse…
Silvia, tajine (a base é arredondada e a tampa lembra um cone) é o nome do vasilhame e da comida preparada nela. Assim como a terrine e a paella.
Uma imagem de tajine: http://www.myciw.org/forums/showthread.php?t=2687
Na falta, use uma panela com tampa que possa ser forneada.

bjo,
N.
Anônimo disse…
Ah! tulipa é a coxa da asa!

valeu
Valentina disse…
Que delícia de tagine. Adoro tulips. Pena que por aqui não se encounter.
clau disse…
A coisa gozada é que este prato me recorda mais Paris que Marrocos...
Hihihi!
Bjs!

Postagens mais visitadas