(semi) Tortilla com taioba

Recordo que anos atrás, o Marcel perguntou se eu já havido comido taioba. Fiz aquela expressão de interrogação como uma típica caipira da cidade. Ele descreveu como uma folha verde imensa, em formato de coração e normalmente refogada em chiffonade (como a couve manteiga). Lembro que chegamos a procurar no Ceagesp e em feiras do bairro, mas sem sucesso.

Finalmente experimentei taioba refogadinha quando uma ex-colega do Marcel soube que eu nunca havia comido. A taioba acompanhou uma Torta capixaba.
Semanas atrás, uma aluna (C.) comentou sobre a taioba do quintal da tia. Disse que tinha folhas imensas e precisa cortar. Ofereceu-me algumas folhas e talos. Não consegui recusar...
As folhas foram prontamente cortadas em chiffonade (tirinhas), escaldadas em água quente e refogadas em alho e óleo. Acompanharam um feijão.
Eu nem fazia ideia de como preparar os talos (ao cortar, notei que a consistência era diferente de qualquer outra verdura que conhecia), mas presumi que precisariam ser refogados.

os talos


Os talos (escaldados) foram refogados em fogo baixo com alho, temperados com sal marinho e entram na composição de uma semi Tortilla (com rodelas de batatas sem casca e ovos de galinha caipira).


Os talos refogados lentamente tornaram-se adocicados, levemente caramelizados. Uma delícia.


Postado por Nina Moori.

Postagens mais visitadas