Pão de ovos

Planejei fazer um Christmas Pudding para o fim deste ano. Esta receita leva pão ralado e preferi usar um pão feito em casa. Escolhi o pão de ovos.


Pão de ovos:
(3 pães de 10 X 18 cm - 100% = 300g)
100% de farinha de trigo
0,5% de fermento biológico seco
5% de açúcar orgânico
50% de ovo de galinha caipira
25% de leite integral
0,8% de flor de sal
5% de manteiga sem sal temp. amb.
Misture a farinha com fermento e açúcar. Faça uma cova no centro e adicione o ovo. Incorpore aos poucos. Acrescente o leite. Una o sal e trabalhe a massa até ficar elástica. Incorpore a manteiga. Boleie, cubra e deixe crescer por 1h30. Divida a massa em três porções, abra cada pedaço em formato retângulo, enrole como um rocambole e coloque em forma de pão pequenas (10X18cm) untadas e polvilhadas. Cubra e deixe crescer até alcançar a borda. Asse à 180ºC por 20-25 minutos. Desenforme e esfrie sobre grade.


Para converter gramas em colheres e xícaras medidoras entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Nina, Gostaria de saber o seguinte: a porcentagem dos ingredientes é calculado sobre o valor da quantidade de farinha que eu desejo usar? Desde já agradeço sua atenção. Cybelle
No caso desta receita que rende 3 pães de 10X18cm, 100% equivale a 300 gramas. Aqui a farinha é o ingrediente em maior quantidade portanto a defini como o 100%.
Supondo que fará a receita com base em outro ingrediente, como apenas os 3 ovos que têm na geladeira, recalculo tudo. O mesmo para definir o tamanho da forma disponível na sua casa.

Postagens mais visitadas