Biscoito de grão de bico e castanha do Brasil - gluten free

Lembram da farinha de grão de bico que comentei aqui? Pois ela aparece novamente nestes cookies - sem glúten - com castanha do Brasil.


Biscoitos de grão de bico e castanha do Brasil:
(para 15 unidades - 100% = 60g)
67% de açúcar orgânico
1,8% de fermento químico
60% de castanha do Brasil
85% de  manteiga sem sal gelada em cubos
33% de gema de ovo
Processe a farinha de grão de bico com açúcar, fermento e castanha (as castanhas devem ficar moídas grosseiramente). Adicione a manteiga e incorpore com o botão pulsar. Una a gema. Divida a massa em quinze porções, boleie e disponha em forma forrada com silpat ou papel manteiga. Asse à 180°C por 18 minutos. Esfrie sobre grade.

Gourmandise castanha do Pará ----> castanha do Brasil

Esta receita funciona com farinhas de outras leguminosas como feijão branco e lentilha.

Postado por Nina Moori. 

Comentários

Lu Ferreira disse…
Celíacos e não celíacos da casa adoraram. É bem fácil de fazer, receita é bem precisa. Também funcionou com castanha de caju e amêndoa. Qualquer hora tento usar como base de torta. Desconfio que funciona. Obrigada por compartilhar. Um abraço,
Luciana
Lu Ferreira, se der certo como base para torta, me avise?
abs,
N.
Lu Ferreira disse…
Te conto, sim, Nina.
Bjo
Luciana
Lu Ferreira disse…
Oi, Nina,
Tentei fazer e não funcionou como imaginava. Ela me pareceu que se comportaria como a brisèe. A proporção de gordura é alta e não untei a forma. Só que colou na lateral, não consegui desenformar. Tenho feito base de torta com farinha de grão de bico. Fica até um pouco friável, mas o sabor do grão de bico aparece muito. Continuo na busca da massa perfeita sem glúten. Um abraço.
Luciana Ferreira
Luciana, já tentou aquela massa à base de arroz cozido e fécula de batata?

abs,
N.
Lu Ferreira disse…
Não conheço. Se v puder, me passa um link. Obrigada. Um abraço
Luciana
Luciana, em bons supermercados, empórios e zona cerealista você pode encontrar o mix de farinha sem glúten pronta. Em sites para celíacos informam corretamente a proporção de cada ingrediente que compõe esta farinha.

http://www.celiac.com/

N.
Lu Ferreira disse…
Conheço as misturas prontas. Estou preferindo fazer minhas próprias. É que em Bsb, não tem muita oferta e nem sempre se consegue a mesma farinha na hora em que se precisa. Além disso, se deterioram muito rápido, não dá prá comprar quantidade maior quando se encontra. Sigo pesquisando. Obrigada pelas dicas. Bjo

Luciana
Luciana, a mistura que uso para fazer a farinha sem glúten: 3 xic. de farinha de arroz + 1 xic. de fécula de batata + 1/2 xic. de polvilho doce.
N.
que quantidades sao essas e xicara ml por favor explica obrigado
Hilza, para entender: http://www.gourmandisebrasil.com/2009/08/pesos-e-medidas.html

Postagens mais visitadas