Pudim de kefir

A.: Ni, faz um pudim com furinhos?
Nina: não. Pudim de verdade é liso e cremoso.
A.: mas e se eu usar a minha cota de pedidos de 2013?
N.: pedido atendido!


Pudim de kefir:
(um pudim pequeno - 100% = 300g)
100% de kefir coado - não recomendo consumir os bichinhos ou "bolinhas" de kefir, seria como comer fermento natural cru, madre de vinagre ou de kombucha
17% de açúcar orgânico
43% de ovos
1% de essência natural de baunilha
2,3% de farinha de trigo
Caramelize em forma de pudim de 18cm de diâmetro com 10% de açúcar orgânico e 7%de água filtrada.
Misture tudo com fouet e deixe descansar por 20 minutos. Coe e verta sobre a forma caramelizada. Cubra com folha de alumínio e asse no banho-rmaria por 50 minutos à 190ºC. Esfrie e gele por 3 horas antes de desenformar.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Luciana Betenson disse…
Nina, uma amiga dicutiu comigo outro dia isto! Eu disse que pudim é liso e cremoso, e ela disse que pudim necessariamente tem furinhos, e o liso e cremosos se chama flan! Me ajuda a responder para ela? Beijos! :-)
Oi Luciana, textura lisa e cremosa são características positivas em pudins ou flans. Os países de língua portuguesa chamam de pudim. Já os de língua hispânica nomeiam flan. O significado para flan é um pouco mais abrangente: pode ser neste estilo de creme com ovos assados em forma caramelizada no banho-maria ou cozidos na panela com amido de milho, gelatina ou outro agente. Todos são servidos gelados.
Os furinhos são causados pelo choque térmico (como ingredientes gelados em forno quente), temperatura muito alta (o creme ferve no forno e cria bolinhas) ou quando batemos o creme demais e não deixamos descansar (para perder o excesso de ar) antes de assar.

bjo,
N.
Ray disse…
Nina, eu posso ter 3 pedidos em 2013? rsrs
Eu tbm prefiro pudim com furinhos.
Ray, acho que você perdeu o direito de apreciar a confeitaria defeituosa quando se formou..... hihihi
N.
wair de paula disse…
Nina , ótima dica do legitimo. Mas confesso já certa inaptidão com as receitas "percentuais ", mas vou tentar corrigir. Abs
Oi Wair, as receitas em porcentagens podem parecer meio complicadas num primeiro momento. Mas com o tempo verá que são na verdade mais práticas. Pense assim: se tem 400 gramas de iogurte/kefir, considere-o 100% da receita e converta os demais ingredientes de acordo. Ou se tem uma forma bem maior, aumente o seu 100% para obter um pudim com volume e altura suficiente.
abs,
N.

Postagens mais visitadas