Sauerkraut com kefir

Como se não bastasse confeccionar meus próprios pães (e manter quatro fermentos naturais: Andreu, John, Pierre e Romolo), ter um kefir, preparar o karasumi (ova de tainha curada à moda japonesa), sorvetes, queijos (branco fresco, cremoso, ricota, fromage blanc e tipo mozzarella), brincar de produzir vinhos (projeto A.R.M.M.) e vinagre de vinho (falaremos sobre isso no futuro) comecei a testar as conservas lactofermentadas. A primeira cobaia foi à base de repolho: o sauerkraut.


Sauerkraut com kefir (Chucrute):
(para um pote - 100% = 350g)
100% de repolho orgânico finamente fatiado
2% de sal marinho
0,2% de kümmel
0,3% de mostarda em semente
0,6% de zimbro
9% de soro de kefir
14% de água filtrada
Salgue o repolho e deixe repousar para liberar água. Una as especiarias e amasse com um almofariz (na falta, use as mãos higienizadas). Coloque em pote de vidro esterilizado e adicione o soro e água suficiente para cobrir o repolho (deixe um espaço de dois dedos para os gases gerados pela fermentação). Feche o pote e deixe fermentar em local escuro e seco por 3-4 dias (depende da temperatura). No terceiro dia transferi para a geladeira. Nesta etapa, o sauerkraut está pronto para consumir, mas se conseguir controlar a ansiedade e esperar por pelo menos mais duas semanas, o resultado será melhor.

antes de fermentar

após 3 dias de fermentação

as pequenas "bolhas" resultadas da fermentação

Sirva com bisteca, joelho de porco, salsichas e batata cozida. Se preferir, refogue rapidamente com um pouco de alho laminado e adicione pimenta do reino e flor de sal. Fui mais modesta e comi o sauerkraut no cachorro quente.

A Pat Feldman produz o sauerkraut lactofermentado de maneira um pouco diferente.

Para transformar mililitros em colheres medidoras entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas