Queijo de keffir

Nos últimos dez dias fiz alguns testes de queijos caseiros (ricota e fromage blanc) que me deixaram bem animada. Em 2009, confeccionei cream cheese homemade (à partir de iogurte caseiro - utilizado em Caramelized white chocolate cheesecake e Sorvete de café e cream cheese) e à base de keffir. Pesquisando sobre a produção de queijo à partir de kefir, não encontrei formas de preparo com medidas exatas, apenas citações sobre a sua qualidade e benefícios à saúde.
Arregacei as mangas e fui para a cozinha testar o tal queijo branco à base de keffir. Depois de alguns testes, o melhor resultado:

Queijo branco de keffir (caseiro):
(queijo de cerca de 230g - 100% = 1.000g)
100% de leite integral
0,1% de ácido cítrico
18% de keffir
0,1% de sal marinho
Dissolva o ácido cítrico em 1 colher de sopa de água filtrada e misture ao leite.
Aqueça o leite em panela de inox ou vidro em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até 86ºC. Desligue e una o keffir e o sal. Misture lentamente para coalhar (por cerca de 2 minutos). Coe com cuidado e modele em forma de queijo coberta com pano (próprio para fabricar queijo). Cubra e coloque peso para ajudar a sorar. Após 15 minutos, abra o pano e polvilhe sal. Feche e coloque o peso novamente. Após 30 minutos. Abra o pano, vire a massa, salgue, feche e recoloque o peso. Aguarde 12-24h. O ideal é deixar descansar em temperatura ambiente, mas se estiver muito quente, dessore na parte menos fria da geladeira.


Pena que a única forma para queijo disponível em casa era muito grande para a quantidade de leite. O queijo ficou baixo.


O queijo branco de keffir ficou cremoso o suficiente para desmanchar sobre as torradas.
Foi apenas o primeiro teste, com pequenos ajustes (tamanho adequado de forma e tempo e pressão de dessora) conseguirei um queijo branco caseiro honesto e sem adição de aditivos alimentares.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Ana disse…
Nossa, que delicia, quero tentar fazer! Nunca fiz queijo usando acido citrico. Eu moro nos EUA, sera q acho facil por aqui?
Gosto muito do seu blog!
Ana
Yuri Hayashi disse…
Nossa, Nina! Pareceu muito simples e bom! Vou tentar aqui com meus bichinhos! :-)
Beijos!
Yuri
Gourmandise disse…
Ana, pode encontrar o ácido cítrico em lojas especializadas em produtos lácteos ou em confeitaria.

Yuri, na próxima vez farei uma quantidade maior de leite, para ganhar umidade e textura mais lisa.

bjos,
N.

Postagens mais visitadas