Karasumi homemade

O que fazer com duas ovas de tainha imensas e frescas?
Congelar para usar posteriormente? Não.
Fritar? Não.
Karasumi? Sim!


Karasumi (uma forma de conservar as ovas de tainha, quase a versão japonesa da Bottarga - usei como base a receita do chef Tsuyoshi Murakami com pequenas alterações):
2 ovas grandes e frescas de tainha
7tbsp de sal grosso
1tbsp de sal marinho
200ml de sakê
200ml de mirim
Limpe duas ovas grandes e frescas de tainha (retire a veia com cuidado para não romper a película da ova). Misture sete colheres de sopa de sal grosso com uma colher de sopa de sal marinho. Espalhe 1/3 da mistura de sal em um refratário (vidro ou cerâmica), disponha as ovas e cubra a superfície (inclusive as laterais) com o sal restante. Deixe repousar em temperatura ambiente por três horas.
Retire o excesso de sal com as mãos (use luva descartável) e lave com duzentos mililitros de sakê. Escorra, transfira para um saco plástico (próprio para cozinha) e una duzentos mililitros de mirim. Feche, cuidando para deixar as ovas imersas. Após quarenta minutos, escorra e deixe as ovas secarem sobre superfície lisa coberta com filme plástico (pensei em usar o silpat, mas imaginei que o odor das ovas poderia transferir para o material - "perfumando" futuros biscoitos e biscuits). Deixe curar em local seco e arejado por 5-7 dias. Vire as ovas a cada doze, secando com papel toalha possíveis depósitos de umidade.


Sirva cortando em lâminas finas sobre o gohan quente ou na pasta aglio e olio substituindo o parmigiano reggiano.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
fatou as fotos do processo de cura, né?
Gourmandise disse…
As fotos do processo ficaram feias. Fiquei com vergonha de expor aqui e estragar o post.

N.
Marisa Ono disse…
Uia, ficaram com uma cara ótima!
Gourmandise disse…
Marisa, gostei do resultado. Só esqueci de avisar que curei durante aqueles dias frios e mesmo assim consegui perfumar parte da casa com aroma de karasumi...rsrsrs

N.
Hanae disse…
Eu sou apreciador de Karasumis e Bottargas e posso acrescentar que cozidas em ¨sato+shoyu+sakê+fatias de genjibre¨ junto com postas de peixe tipo tainha ou anchovas, ficam simplesmente estupendas!!! Abçs e bom apetit
Gourmandise disse…
Hanae, obrigada pelas dicas!

abs,
N.

Postagens mais visitadas