Iogurte sem lactose


Faz um tempo que descobri que tenho uma leve alergia à lactose. Não é nada grave, mas prefiro evitar o excesso de derivados de leite com baixo teor de gordura, uma vez que são os que apresentam maior concentração de proteínas (lactose e caseína).
A manteiga, creme de leite fresco e queijos gordurosos (massa mole, mole semi dura, massa dura e azuis) possuem bem menos proteína, portanto ainda fazem parte do meu menu.



Sempre gostei de iogurte, mas como é um alimento riquíssimo em lactose, deve ser evitado. Uma alternativa que descobri é o iogurte de leite de soja. No Brasil, não conheço nenhuma empresa que venda iogurte de soja sem muito flavorizante e "frutinhas" de textura duvidosa.
Há 2 anos faço meu próprio iogurte: comprei um de soja pronto (desses com frutinhas), coei e misturei com leite de soja. Imaginei que se o processo funcionava para o iogurte comum, funcionaria para o de soja. Deu certo! Já não tem resquício nenhum do aroma estranho da matriz (iogurte inicial).
Normalmente consumo puro (já que o leite de soja é adocicado), mas de vez em quando aprecio com granolas e geléias caseiras.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Oi Nina!O yogurte que minha sogra faz é uma delicia mais é de leite de vaca vou dar sua dica do leite de soja pois acho que ela vai preferir.Beijo e uma boa semana
Laurinha disse…
Adoro iogurte e costumo fazê-lo em casa, a partir do fermento lácteo. Mas nunca experimentei o de soja...
fica registrado na minha memória, então!
Beijinhos,
Marizé disse…
Nina, você é mestra!
Bjs
Eli disse…
Sabe que tenho uma amiga que o filho tem alergia a lactose, ela está sempre em busca de receitas, muito legal adorei! E a foto linda!
Duly, o iogurte de soja tem a acidez menos que o de leite e achei que esta forma de fazer é bem prática. Espero que sua sogra goste, assim ela pode variar de vez em quando.

Laurinha, uso este iogurte em receitas doces que levam o iogurte de leite de vaca, substitui sem nenhum problema.

Nossa Marizé, obrigada queirda!

Eliana, será uma ótima alternativa para o filho da sua amiga. Hoje em dia temos muitas opções para as pessoas que não podem consumir lactose: leite de soja, leite de arroz, leite de aveia, chocolate de soja, achocolatado sem lactose, margarina (Becel) sem traço de lactose...Com certeza a vida dessas pessoas é mais fácil hoje que antigamente.

beijos a todas,
Nina.
Karen disse…
Que dica legal! Gostei!
virtual chef disse…
Bela ideia e como também não me dou muito bem com a lactose, vou esperar pela minha yogurteira que deve chegar no natal para experimentar...
Karen e Lilian, obrigada meninas!

Virtual chef, eu apenas queço o leite e uso termômetro, mas com certeza a iogurteira é mais precisa e prática.

bjo,
Nina.
Vitor Hugo disse…
Sem querer ser chato (quer dizer, mais), mas já sendo. Lactose não é bem uma proteína e sim um carboidrato (um dissacarídeo).

Não tenho nenhum dado concreto, mas por prática(?). A intolerância entre o pessoal da colônia é bem comum. Também faço parte desse filão, heheh

Ah, Nina. Você já usou o creme de leite de soja?
Valentina disse…
Que interessante Nina. Por aqui a quantia de produtos adequados a tua dieta tem crescido cada vez mais.
Vitor, vc tem toda a razão!
A lactose realmente é um glicídio. O portador de intolerância a lactose tem deficiência ou ausência de lactase (a enzima que decompõe o açúcar do leite em carboidratos mais simples, esta sim uma proteína). Obrigada por me corrigir.
Não só os japoneses, mas os orientais em geral possuem intolerância à lactose.
Já usei o creme de soja sim, considero uma boa opção para quem não pode consumir o creme comum, porém o sabor residual da soja aindá é muito evidente.

Valentina, não só na Inglaterra, mas acho que a Europa e USA já vendem muitos produtos de qualidade para quem tem intolerância.

bjos,
Nina.

Postagens mais visitadas