Bolo de geleia de laranja

Na semana passada deixei de postar durante dois dias porque além da ExpoVinis e Fispal os horários no meu trabalho mudaram. 
Planejei montar um menu com receitas fáceis para o dia dos namorados na sexta-feira para dar tempo de replicarem em casa. E assim em cima da hora a única receita inédita é um bolo com geleia. Provavelmente vocês encontrarão todos os ingredientes em casa.
Usei geleia de laranja amarga, mas fiquei imaginando que as geleias de berries vermelhas deixariam o bolo mais ajustado ao tema. Poderia até sair para comprar, mas não sou romântica e se quer costumo lembrar do aniversário do Marcel ou do dia que começamos a namorar. Desconfio que ele ficará satisfeito com um bolo simples.


Bolo de geleia e kefir:
(3 bolos médios - 100% = 300 gramas)
50% de ovos
100% de açúcar refinado
80% de óleo de girassol ou milho
66,66% de kefir (substitua por iogurte ou coalhada fresca)
6,66% de água filtrada
50% de geleia de laranja amarga (substitua por laranja comum, morango, amora, mirtilo, damasco - coe para eliminar os pedacinhos)
120% de farinha de trigo
4% de fermento químico
0,66% de sal marinho
Bata os ovos com açúcar com auxílio de fouet até obter um creme homogêneo. Una o óleo em fio, misturando constantemente para incorporar. Reserve.
Misture kefir, água e geleia. Reserve.
Peneire juntos a farinha, fermento e sal. Adicione ao creme de ovos, em três adições, misturando com espátula e alternando com os líquidos. Distribua em três formas (usei duas de bolo inglês e uma redonda de fundo falso - untada e forradas com papel manteiga). Asse à 180℃ por 60-65 minutos. Desenforme e esfrie sobre grade. Polvilhe açúcar gelado. Embrulhe em papel manteiga e feche comum laço.


Caso tenha dúvidas, olhe aqui a explicação sobre as porcentagens.

Listei algumas ideias para quem estiver inspirado (ou com preguiça de enfrentar as filas e menus caros nos restaurantes):

Antes de começar:

Arrozes:

Aves, carnes e peixes:

Para acompanhar:

Massas:

Outras sobremesas, entre aqui.

Postado por NM.

Comentários

Postagens mais visitadas