Relish de beterraba

Aproveitei que acenderia o forno para assar um pão e coloquei na mesma leva as quatro beterrabas pequenas, três cabeças de alho e um quilo de mini batatas. Fiquei imaginando como seria usar o forno em tempos de racionamento de gás ou crise energética. Consegui combinar alimentos que assem em temperatura e tempo similar por sorte. Exceto o pão, tudo foi ao forno embrulhado em folhas de alumínio.
O pão de avelã e passas dividiu espaço com as batatinhas que viraram uma salada (com ovo cozido, alho assado, gomos de laranja e vinagre de espumante), o alho que aromatizou o azeite (descasque os dentes de alho, esfrie, seque qualquer rastro de líquido e misture com azeite) e as beterrabas que viraram relish.


Relish de beterraba: Rale quatrocentos gramas de beterraba assada sem casca (asse meio quilo de beterraba com casca embrulhadas em folha de alumínio à 180ºC por 35-45 minutos ou ficarem tenras). Refogue dois gramas de semente de mostarda, setenta gramas de cebola brunoise, um grama de canela, cravo, gengibre e macis em pó, um grama de pimenta do reino moída na hora em quinze gramas de óleo de amendoim. Una a beterraba, sessenta e seis gramas de date sugar, cinquenta gramas de açúcar mascavo, dez gramas de sal marinho, setenta mililitros de vinagre de vinho tinto e uma xícara de água filtrada quente. Cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Transfira para um pote de vidro esterilizado. Tampe e esfrie emborcado para baixo. Armazene por até meses. Após aberto consuma em quinze dias e mantenha na geladeira.


Sirva com salsichas, bisteca suíça grelhada, linguiças ou aves assadas.
E antes que esqueça, relish é um tipo de conserva de legumes (como o pepino e o milho) ou fruta (como o tomate) agridoce e temperada com especiarias. É um derivado inglês do indiano chutney.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas