sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como fazer vinagre de vinho tinto em casa

Havia comentado sobre o vinagre caseiro de vinho no mês passado quando ainda não tinha certeza se este primeiro teste daria certo.
Para iniciar o meu vinagre "homemade", usei a madre que surgiu dentro de um vinagre (comprado) esquecido no fundo do armário.

Vinagre de vinho tinto caseiro:
(considerei 100% = 375ml)
100% de vinho tinto seco
50% de água mineral ou filtrada
34% de madre de vinagre
1 jarra de vidro esterilizada
gaze e elástico
muita paciência
Misture os líquidos e a madre dentro da jarra. Cubra o bocal com gaze e prenda com o elástico. Armazene em local seco e escuro. No nono dia, realimente com mais 34% de vinho tinto seco. Adicione mais vinho no décimo segundo e décimo quinto dia (34% em cada adição). Após dois meses, o vinagre estará pronto para consumir. Na dúvida, experimente. Retire a madre (para iniciar outro vinagre) e coe com filtro de café. Armazene em garrafa de vidro (de cor escura) esterilizada. Se preferir manter o vinagre na jarra original, acrescente cerca de 32% de vinho tinto seco a cada quinze dias.

a madre do vinagre
gourmandise vinagre caseiro

o vinagre pronto
gourmandise como fazer vinagre de vinho tinto em casa

Por enquanto manterei o vinagre com a madre. Quando a acidez atenuar (teoricamente, o contato inicial com a madre acetifica o vinho, mas após alguns meses atenua a acidez) filtrarei e usarei a madre em outro vinagre.

Para transformar mililitros em xícaras medidoras clique aqui.

Postado por Nina Moori.