sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como fazer vinagre de vinho tinto em casa

Havia comentado sobre o vinagre caseiro de vinho no mês passado quando ainda não tinha certeza se este primeiro teste daria certo.
Para iniciar o meu vinagre "homemade", usei a madre que surgiu dentro de um vinagre (comprado) esquecido no fundo do armário.

Vinagre de vinho tinto caseiro:
(considerei 100% = 375ml)
100% de vinho tinto seco
50% de água mineral ou filtrada
34% de madre de vinagre
1 jarra de vidro esterilizada
gaze e elástico
muita paciência
Misture os líquidos e a madre dentro da jarra. Cubra o bocal com gaze e prenda com o elástico. Armazene em local seco e escuro. No nono dia, realimente com mais 34% de vinho tinto seco. Adicione mais vinho no décimo segundo e décimo quinto dia (34% em cada adição). Após dois meses, o vinagre estará pronto para consumir. Na dúvida, experimente. Retire a madre (para iniciar outro vinagre) e coe com filtro de café. Armazene em garrafa de vidro (de cor escura) esterilizada. Se preferir manter o vinagre na jarra original, acrescente cerca de 32% de vinho tinto seco a cada quinze dias.

a madre do vinagre
gourmandise vinagre caseiro

o vinagre pronto
gourmandise como fazer vinagre de vinho tinto em casa

Por enquanto manterei o vinagre com a madre. Quando a acidez atenuar (teoricamente, o contato inicial com a madre acetifica o vinho, mas após alguns meses atenua a acidez) filtrarei e usarei a madre em outro vinagre.

Para transformar mililitros em xícaras medidoras clique aqui.

Postado por Nina Moori.

8 comentários:

Anônimo disse...

oi Nina, você vende madre de vinagre?
obrigada,
Ana

Gourmandise disse...

Ana, não vendo, mas faço doação de madre para quem mora na capital paulista. O problema é que demoram para multiplicar e já tem cinco pessoas na fila.
N.

Anônimo disse...

Pena que esse post saiu hoje. Na semana passada (sexta feira) joguei fora um vidro de balsâmico que havia acabado e dentro tinha a madre (que eu nem conhecia). Em todos os balsâmicos sempre fica a madre dentro(nunca vi grande como era essa última) ou será que só em alguns? Espero que o novo que comprei também tenha a madre. O teu deve ficar ótimo. Abraços, Elza.

Gourmandise disse...

Elza, que pena! Em geral, os vinagres de boa qualidade possuem resíduo de madre que passou pelo filtro antes de engarrafar. A madre cresce em vinagre mais velhos (depois de alguns meses).
abs,
N.

Anônimo disse...

hahaha. cômico lista "muita paciência" como um dos igredientes do vinagre.
Talita

Daniel Carvalho disse...

EXCELENTE RECEITA , GOSTEI !

Anônimo disse...

Olá,como entro na fila para conseguir a madre de vinagre de vinho tinto?

Desde já muito grato,

Walter Gomes.

Gourmandise Brasil disse...

oi Walter, no momento a lista está bem grande, maior que a reprodução da minha madre. Acho mais rápido você criar a sua em casa. Expliquei passo-a-passo aqui: http://www.gourmandisebrasil.com/2013/02/vinagre-de-vinho-branco-caseiro.html
Se surgir alguma dúvida, me avise.
N.