Potbrood

O Potbrood ou Pot Bread é um pão sul-africano assado na potjie (panela de ferro de origem holandesa - também conhecida como dutch oven). É o acompanhamento tradicional para um cozido de carne típico do país.
Assei o pão na panela de inox de fundo triplo já que a minha panela de ferro tem cabo de madeira.


Potbrood:
(um pão de trezentos e cinquenta gramas - 100% = 200 gramas)
100% de farinha de trigo
5% de mel
12,5% de fermento natural (usei o Romolo)
75% de água filtrada
1% de alecrim fresco
1% de sal marinho
2,5% de óleo de girassol
Faça uma esponja com 10% de farinha, 1/4 da água, mel e fermento. Depois que fermentar, adicione o resto dos ingredientes e trabalhe até ficar elástica. Após 90 minutos dobre a massa. Modele e deixe crescer em bowl forrado com pano e polvilhado com farinha. Desmolde sobre panela untada e polvilhada. dê um corte na superfície, tampe e asse à 220ºC por 40 minutos não pré aquecido. Destampe, abaixe o forno e deixe dourar. Esfrie sobre grade.


Servi o Pot Bread com um cozido de cogumelos (salteie cogumelos frescos como o Paris, Portobelo, Shimeji e Pleurotus Salmon fatiados no fogo alto com azeite e alho, acrescente vinho branco e tempere com flor de sal e pimenta do reino).


Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
haha duvido que esse pão foi feito em casa. bonito demais. montagem, né?
Faço ótimos pães até em fornos convencionais. Trabalho imenso seria comprar pães exatamente do tamanho das minhas panelas e formas durante todos esses anos de Gourmandise.
N.
Silvia - BH disse…
Nina, tenho panelas da Tramontina linha Solar e de uma outra linha. Posso levá-las ao forno?
Silvia, evite as panelas com cabos ou detalhes em polietileno, plástico, tampa de vidro (algumas pessoas usam, mas não tenho certeza se aguentam), borracha e coloridos em dourado ou prateado (pode craquelar a pintura). Prefiro as de fundo triplo. Caso a sua tampa tenha detalhes em materiais não recomendáveis, use uma assadeira pequena no lugar.

bjo

Postagens mais visitadas