Queijo da Serra da Canastra

O post a seguir descreve a viagem do casal de amigos F. e D. para a Serra da Canastra.

A proposta era fazer uma viagem para o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Região do cerrado, preservada desde 1972, a bela Serra é famosa por proteger a nascente do Rio São Francisco e por abrigar animais como o lobo guará, o tamanduá bandeira, e o pato mergulhão.



O lugar é lindo. Tem belas paisagens e cachoeiras geladas -- com quedas impressionantes de até 200 metros, como a Casca D’Anta. Mas a nossa grande descoberta foi o Queijo Canastra, fabricado apenas naquela região.
O Canastra tem mais de 200 anos e é uma tradição que passa de pai pra filho. Fabricado apenas com leite cru (como os melhores queijos franceses), a cultura do Canastra é baseada na produção do tradicional queijo português da Serra da Estrela.
Enquanto o Serra da Estrela é um queijo que se pode apreciar com uma colher, o verdadeiro Canastra é considerado um queijo médio, de corte, com sabor diferenciado e elegante. Segundo os produtores da Canastra, o sabor um pouco picante é o resultado do clima serrano, da qualidade da alimentação natural dos animais e da água pura de nascentes.


Atualmente existem mais de mil produtores e tivemos a sorte de conhecer um dos melhores, senão o melhor. A paixão do casal Zé Mario e Valdete pela cultura do queijo, pela limpeza e cuidado em todo o processo é revelada na qualidade sem igual – pelo menos dos que provamos -- do queijo especial que eles produzem.



a higiene dos materiais utilizados por Zé Mario


O "queijo" do casal Zé Mario e Valdete

Postado por F. (texto) e D. (fotos).

Comentários

Gina disse…
Sou consumidora diária do queijo canastra, numa loja com o sugestivo nome Lá de Minas.
Esse queijo é muito saboroso, mas prefiro o meia-cura, mais clarinho.
Bjs.
espressa-mente! disse…
Você sabia que os queijos do Zé Mario podem ser comprados pela internet?
Veja: www.queijoartesanal.com.br
bjs!
EM!
Pois é... Já escrevi diversas vezes e não obtive nem resposta....

Enquanto isso, meu "canastrinha da cidade" segue seu processo de maturação. Segunda (8/2) completa a primeira quinzena...

Postagens mais visitadas