Linguiça de porco de raça moura

Já tínhamos provado o guanciale da salumeria Monte Bello e gostamos do resultado. Em uma viagem à Curitiba para participar de um evento da Prazeres da Mesa, lá estava um stand da salumeria. Além dos produtos habituais falaram de um embutido que estavam lançando: a linguiça fresca de porco da raça moura. Após um trabalho de anos com o Departamento de Zootecnia da UFPR, conseguiram recuperar a genética pura desta raça suína (semelhante à raça ibérica) e as primeiras matrizes também receberam o suplemento de pinhão na ração.
Todas as partes do porco foram utilizadas e esta linguiça fresca foi o primeiro produto comercializado.
Em casa, a tal linguiça virou molho para o macarrão.


Molho de tomate e linguiça: Refogue cebola e alho no azeite. Una uma linguiça de porco mouro (sem pele) desfeita com as mãos. Acrescente um pouco de espumante seco. Adicione duas latas de tomate pelado picados e flor de sal. Tempere com um pouco de páprica picante defumada. Cozinhe em fogo baixo sem a tampa até encorpar. Se necessário, corrija a acidez com azeite depois de desligar o fogo (não use açúcar). Sirva com o macarrão cozido al dente polvilhando com queijo ralado.


A julgar pelo resultado do molho, aguardamos os próximos produtos desta raça: presunto cru, lardo, guanciale, salame, codeguim...

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas