Sorvete de figo fresco

Geralmente confecciono sorvete com uma porcentagem de creme de leite fresco. Quando abri a geladeira para certificar que tinha em casa todos os ingredientes notei que o creme de leite havia acabado.


Sorvete de figos frescos:
(4 porções - 100% = 210g)
100% de figos frescos sem casca (cerca de 6 unidades)
14,2% de açúcar orgânico claro 1
166% de leite integral
9,5% de açúcar orgânico claro 2
9,5% de gema de ovo caipira
1,4% de Mazaher (água de flor de laranjeira - opcional)
Corte os figos em gomos ou fatias, una o açúcar 1 e cozinhe em fogo bem baixo até a fruta ficar tenra. Esfrie e gele.
Faça o crème anglaise. Esfrie e gele.
Amasse o figo com garfo e misture com o crème anglaise e a Mazaher. Coloque na máquina de sorvete seguindo as instruções de uso.


O Marcel disse que se tivesse utilizado creme de leite, a gordura poderia encobrir a delicadeza e frescor do figo maduro.

Alguma dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Confira aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Patricia Scarpin disse…
Nina, que delícia de sorvete - fiquei com vontade de fazer! :)
katia disse…
Oi Nina,

Adorei a receita. é possível fazer o sorvete sem usar a máquina de sorvete? Obrigada, Katia
Oi Katia, para fazer à mão, substitua 30% do leite por creme de leite fresco. Proceda da mesma forma e bata com uma espátula a cada 1 hora no congelador até ficar cremoso e firme (cerca de 5 horas).
N.
katia disse…
Oi Nina,
Obrigada pela dica, já comprei os figos e foi fazer o sorvete neste feriado. Depois conto se deu certo. Muito obrigada, Katia
katia disse…
Oi Nina,

Obrigada pela dica. Já comprei os figos, vou fazer neste feriado, depois te conto.
katia disse…
Nina, Fiz o sorvete de figo sem a ajuda da sorveteira e seguindo suas recomendações, agradeço suas dicas. A textura ficou muito boa, e o sabor do figo muito suave, creio que foi pela quantidade maior de creme de leite.
Você saberia me dizer como fazer um sorbet de figo com menos leite para o sabor do figo se sobressair mais? obrigada
Katia, para fazer o sorbet sem sorveteira retire o leite/creme de leite (sorbets são confeccionados sem) e una uma calda de açúcar e se quiser um pouco de merengue italiano. Precisa aumentar um pouco a quantidade de glicose já que eliminou a gordura e untuosidade do leite. Necessita de algo que segure a temperatura de congelamento para evitar os cristais de gelo no sorbet.
abs,
N.
katia disse…
Oi Nina,
Super obrigada pela nova receita!
Vou testar e depois te conto.
Anônimo disse…
passei aqui para dizer que testei e amei. o melhor sorvete de figo (melhor que o baccio de latte que tem mais sabor de leite que figo).
silvia disse…
Olá,
Comprei uma sorveteira e estou me aventurando no mundo do sorvete. Tenho uma figada (doce de figo) com nozes e queria fazer um sorvete com ela. Mas sei que não posso colocar os pedaços de nozes na maquina. Pensei em dar uma desmanchada na figada e tirar os pedaços mais grossos de nozes. Como você tem bem mais experiência do que eu, pode me dar uma ideia de como fazer? Tenho creme de leite fresco, nata, creme de leite, leite integral... Mas não sei ao certo se faço um sorvete de nata e acrescento a figada para mesclar... Estou Belém indecisa...
Obrigada,
Silvia,
dá muito trabalho desmanchar a figada com nozes. e se fizesse um sorvete neutro como a nata e incorporasse à mão a figada depois que sair da sorveteira?

bjos
N.

Postagens mais visitadas