Papas nativas - batatas peruanas

A nossa viagem ao Peru, especificamente ao CIP, alterou completamente a nossa visão sobre as batatas e o trânsito. Após o desembarque no aeroporto de Lima, demoramos cerca de duas horas e meia para percorrer os 18 quilômetros de distância até o CIP. O engenheiro e especialista em taxonomia Alberto Salas (na realidade uma das maiores autoridades mundiais em identificação e mapeamento das diferentes espécies de batatas) nos guiou por uma visita à sede do CIP e explicou sobre a origem, variedades, armazenamento, pesquisas, processamentos e usos.

Após enumerar as qualidades proteicas das batatas (vitamina C, cálcio, magnésio e ferro), Salas afirmou que a batata pode desenvolver um aspecto negativo: substâncias cancerígenas são criadas quando as batatas são submetidas à fritura. Por outro lado,
a solamina (que dá a cor esverdeada à casca da batata quando velha), por muitos tida como cancerígena na realidade não é. A solamina é um glicoalcalóide, uma substância não cancerígena que apresenta baixa toxicidade e pode manifestar alergias em pessoas mais sensíveis.


eng. Alberto Salas

Trouxe uma pequena amostra de cinco variedades de batatas para casa. Com certeza não utilizei o método de cocção mais apropriado para cada tipo, apenas cozinhei em água com sal marinho, salteei com alho e azeite e temperei com flor de sal e ají.

as "papas" in natura

 "papas" cozidas e salteadas

Aromas, cores, texturas e sabores completamente diferentes em cada batata. Estas "papas nativas" merecem ser o principal atrativo em um prato e não somente um acompanhamento.
O artigo completo sobre a nossa visita ao CIP está na primeira edição da revista diVino Sabores.

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Leio reportagens em revistas e sites especializados sobre a melhor batata para nhoqui ou para fritar enquanto ninguém divulgou que a batata frita é nociva.
Procurei a revista divino sabores e não encontrei na zona sul da cidade.

abs de um fã
Silvia - BH disse…
Nina,

Batata brotando - joga-se fora?

Lavo bem as batatas, não descasco e cozinho. Gosto de comê-las com as cascas, cozidas ou assadas. Neste caso devo ter algum cuidado especial?

O texto de vcoêsna revista está disponível na página? Não consegui encontrar.

As papa estão apetitosas!
Olá fã,
Saber qual a variedade de batata mais adequada para cada tipo de cocção é importante para obter um produto final melhor. Fiquei triste ao descobrir sobre os efeitos nocivos da batata frita, pois achava que o maior problema era a ingestão de gordura saturada. Diminuirei a quantidade deste alimento frito na minha mesa, mas as Moules ainda serão acompanhadas pelas frites. rsrs

Silvia,
Quando a batata começa a brotar, parte de suas qualidades proteicas concentram-se nos brotos. Mas acredito que a maior parte das variedades de batatas consumidas em larga escala no Brasil não são tão ricas em vitaminas.
Será que a maior concentração de insumos agrícolas não fica depositada na casca da batata? Acho melhor utilizar batatas orgânicas muito bem higienizadas.
Ainda não criaram uma página/site para a revista diVino Sabores. Por enquanto, só nas bancas.


bjo,
N.
Anônimo disse…
Um artigo para deixar a MacCain preocupada.

Postagens mais visitadas