Mais um vinho, mais uma história

Às vezes, alguns vinhos nos surpreendem.
No caso do Winfeler Honigberg Riesling Auslese 1976 do produtor Gerhard Blümlein (Auslese indica um vinho de conheita tardia, portanto, de sobremesa), não foi só pela idade do vinho (34 anos), mas por sua história.


Foi adquirida pelo pai de nosso amigo M., décadas atrás, durante uma viagem ao continente europeu.
O fato dele ser britânico nos dava alguma esperança quanto ao potencial do vinho (afinal, os britânicos são conhecidos por serem grandes compradores e colecionadores de bebidas).
Por outro lado, quando soubemos que esta garrafa repousou todo este tempo em um armário, sem nenhum controle de temperatura ou luminosidade as expectativas baixaram.
Deixamos as conjecturas de lado e abrimos a garrafa.
O vinho tinha uma coloração âmbar escura como um chá preto super extraído.
Para conferir os aromas, todos que estavam presentes direcionaram os olhares à nós, indicando: já que costumam beber vinhos, que sejam as cobaias.
O resultado foi muito interessante, notas de toffee, café, côco queimado intenso e melaço. Em boca, a acidez ainda estava presente dando certa vivacidade ao conjunto.


Mais que um vinho muito interessante, degustamos história.

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

M. disse…
Mais uma vez muito legal o post de vcs!! Realmente o vinho foi surpreendente, mas o mais legal foi a curiosidade e animação de vcs para experimentar o vinho. Realmente não teria sido a mesma experiência tomar o vinho sozinho! Abraços e beijos

Postagens mais visitadas