Tirinabe

Tirinabe é um tipo de ensopado japonês à base de peixe e legumes. Assim como o Sukiyaki é um dos pratos especiais que minha mãe prepara no inverno.
Antes que alguém questione o fato de estarmos no Outono (com belos resquícios de verão), consumimos este prato no domingo porque encontramos peixe fresco na Ceagesp. Descendente de japonês é assim, não pode ver peixe fresco que já fica com vontade de comer.


Para preparar o Tirinabe, aqueça água em uma panela no centro da mesa e una tiras de kombu demolhado (alga). Quando entrar em ebulição, adicione cenoura em fatias, peixe em postas (o peixe da vez foi o pargo), nabo em tiras, tofu em cubos, acelga em fatias largas e cebolinha em pedaços grandes. Não cozinhe em excesso, os legumes devem permanecer crocantes e o peixe deve ficar tenro. Cada comensal se serve em owan (tigela para sopas e ensopados), acrescenta um pouco do caldo e tempera com um molho à base de shoyu e suco de limão. Reponha os ingredientes aos poucos, à medida que forem retirados da panela. Acompanha-se com um chawan de gohan (tigela com arroz).

Postado por Nina Moori.

Comentários

Receita riquíssima em iodo!! Adorei!
Dani Franken disse…
Deu água na boca!!!
bj
Dani

Postagens mais visitadas