Rustichella d'Abruzzo

Já havia experimentado o penne desta marca aqui (com Bottarga e flor de sal de Camargue).
Na última terça-feira, degustei no restaurante La Tambouille (Avenida Nove de Julho, 5.925 - Itaim Bibi), pratos confeccionados com pastas Rustichella d'Abruzzo (preparados pelo chef Giancarlo Bolla) harmonizados com vinhos da World Wine.
Gianluigi Peduzzi, o dono da marca, fez uma apresentação sobre a confecção artesanal destas pastas produzidas por sua família desde 1924 (a utilização da semolina de trigo durum, água pura da montanha, a trefilagem em bronze e a secagem em temperatura mais baixa).
A semolina de trigo durum é resultado da moagem da parte central do grão do trigo. Possui coloração mais amarelada, mais proteína, sabor mais concentrado e textura mais rígida. A trefilagem em bronze, ao invés do teflon, utilizado nas grandes indústrias, faz com que as pastas tenham granulação especial, com melhor textura para aderir aos molhos. A secagem em temperatura mais baixa preserva o sabor do trigo (uma alta temperatura faria com que os açúcares da pasta caramelizassem e escurecessem, alterando o sabor original da semolina).


Carpaccio ao Grana Padano com saladinha Bolla - harmonizado com Centine rosé Castello Banfi

Penne integrale ao molho Amalfitano de tomate cereja, oliva preta e mini lula - harmonizado com Pecorino "Casale Vecchio" IGT 2007 Vini Farnese

Linguine al nero di seppia ao molho de queijo Fontina com camarões - harmonizado com Pecorino "Casale Vecchio" IGT 2007 Vini Farnese

Conchiglione ao recheio de cogumelos e palmito pupunha - harmonizado com Edizione n.8 Vini Farnese

Spaguetti com brasato de vitela de leite - harmonizado com Edizione n.8 Vini Farnese

Pudim de pêra e Torta de chocolate


As pastas que se destacaram foram o Penne Integrale (ótima textura e sabor) e o Linguine al nero di seppia (tinha realmente aroma de tinta de lula).

Postado por Nina Moori.

Comentários

ameixa seca disse…
Adoro esse penne integral. Utilizo essa massa muitas vezes cá em casa :)
Cecilia disse…
Olá, Nina. Sou a Cecilia e trabalho na Edelman, agência de comunicação online de Jorge Zahar Editor. Parabéns pelo blog. Tem ótimas dicas sobre gastronomia e vinhos!
Abraços
Anônimo disse…
O Restaurante é muito bonito. Lembra alguns na Toscana ou Provence. Pena que Giancarlo Bolla às vezes estrague a comida. Ele (a equipe dele) cozinhou tudo al dente, sem estragar nada?
R.
As pasta que mais gostei foram a integral e a com nero di seppia.

O ponto das massas estava correto. Os molhos também. Apenas o Conchiglione foi deixado tempo demais na salamandra - ressecou um pouco nas beiradas.

bjos,
N.M.
Anônimo disse…
O Teeremoto atingiu a região de Abruzzo. Será que afetou esta fábrica de massas?
A Rustichella fica na província de Pescara, à oeste de Áquila. Parece que não foi atingida pelo terremoto.
Talvez como um todo, a região sinta o reflexo econômico de um terremoto. Mas logo de reerguerá.

bjos,
N.M.

Postagens mais visitadas