Pulao

Fiz o arroz Pulao com os ingredientes que tinha em casa: arroz Basmati, especiarias, açafrão, ervilhas frescas, leite de coco, amêndoas e palm sugar.



Pulao (à minha moda): Seque meia colher de chá de semente de cominho, um pedaço pequeno de canela em pau, duas favas de cardamomo, e duas folhas de curry em frigideira sem queimar. Hidrate oito pistilhos de açafrão em um colher de sopa de água quente.
Doure vinte gramas de uvas passas e dez gramas de amêndoas em trinta gramas de manteiga clarificada (substitua por ghee). Retire da panela e doure uma cebola grande julienne. Retire e reserve. Salteie as especiarias com um torrão pequeno de palm sugar na (mesma) manteiga. Una dois gramas de gengibre fresco brunoise e duzentos e cinquenta gramas de arroz Basmati (substitua pelo Jasmin). Acrescente o açafrão, oitenta mililitros de leite de coco e um pouco de água quente. Acrescente cinquenta gramas de ervilha descongelada, as passas e amêndoas, sal e 2/3 da cebola. Cozinhe. Sirva quente com a cebola reservada por cima.


A cebola poderia ter ficado mais dourada, mas eu estava com pressa. E fome.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Este prato é indiano?
Ainda não vi referência dele na novela da Globo. Aliás nem do Dhal que fez tempos atrás.
Pode usar o açafrão em pó? Aquele amarelo?
Encontra-se referência deste prato em boa parte da Ásia tropical.
Não costumo assistir novelas. Um aluno me disse que só falam de Chai e Samosa. Disse que nem era muito nítido que Chai se tratava de uma bebida à base de leite, assam e especiarias. E que nunca mostraram uma samosa. Pode ter certeza que a gastronomia indiana é muito mais profunda que tudo isso. Pode ser que tenha faltado pesquisa de campo.
Dhal é um dos pratos mais divulgados na India. Usado como grande fonte de proteína.
O açafrão amarelo na verdade deve ser chamado como Cúrcuma. Também é conhecido por Açafrão da terra.
O vermelho é um pistilo de flor, o amarelo é um rizoma (fisicamente próximo ao gengibre).

bjo,
N.M.

Postagens mais visitadas