Brigadeirão

O nosso amigo D. sempre comentava sobre uma das sobremesas preferidas de sua infância, o Brigadeirão. Ele afirma que o Brigadeirão feito por sua tia era imbatível.
Para o seu aniversário resolvi tentar reproduzir o que seria um Comfort Food de sua infância. Duas questões que precisava resolver: eu nunca havia confeccionado um Brigadeirão e muito menos provado um.
Fui atrás da receita. Alguns alunos me auxiliaram, dando dicas sobre o preparo.
Entrei na cozinha corajosa, afinal, me parecia uma receita simples, com ingredientes liquidificados e assados em banho-maria.
Só depois é que percebi que competiria injustamente com a receita da tia querida de D., covardia. Mas se criasse uma pequena lembrança de um pedaço de sua infância eu já ficaria feliz.


Brigadeirão:
(uma forma média - 100% = 395g)
100% de leite condensado
75% de creme de leite
22,7% de chocolate em pó
37,9% de ovos de galinha caipira
1,2% de extrato de baunilha
3% de manteiga sem sal
Liquidifique todos os ingredientes por três minutos. Verta sobre forma para pudim untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó. Asse no banho-maria por 1h-1h15 à 180ºC. Esfrie e gele por 2h. Desenforme e polvilhe granulado.

Dúvida sobre os pesos e medidas dos ingredientes? Clique aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

* Jo * disse…
Nina, nunca preparei um desses em casa! Mas não há dúvidas que são lembranças da minha infância! =)

afinal, agradou? =)
beijo!
Anônimo disse…
Nina, pesquisei algumas receitas de brigadeirão e encontrei algumas que levam 1/4 xícara de açúcar. Muda a textura?
beijo,
Carina.
Ana disse…
Mas e o amigo, gostou??
Minha irma era fazoca de brigadeirao, toda vez q eu vejo lembro dela! Meu filho tbem adora, mas q crianca nao gosta de pudim de chocolate ne?!!
Ana
Anônimo disse…
Mas ela pula da pannacotta para o brigadeiraão assim, só com um post no meio?
Luciana B. disse…
Nina, adorei! Tem umas receitinhas prosaicas que são bem boas, e fico feliz que você não tenha preconceito com elas :-) O Brigadeirão, para mim, é o pudim de leite de chocolate. Delícia...
espressa-mente! disse…
Raramente faço, mas qdo faço uso o micro ondas..é beeeeeeeeeeeeem mais rapido!
bjs
Anônimo disse…
Sim! Eu posso garantir que ele adorou e comeu tudinho!
Realmente estava uma delicia, e eu nem gosto muito de doce muito doce! Mas o meu preferido continua sendo o inigualável bolo de Matcha com chocolate branco!
Obrigada Nina e Marcel!
Beijos F e D
Silvia - BH disse…
Nina, quando minha mãe começou a fazer gostamos muito. Mas ela variava o pudim de leite, e o de côco era o preferido. Fazia também o de laranja. Neste de chocolate acrescentava leite e não creme de leite. Por curiosidade, preparei no ano passado pudim de jenipapo. Todos estes pudins são muito bons. Ah, sim, pra minha mãe e minha avó tudo que leva leite e açúcar tem que ter uma pitada de sal.
Fiquei feliz com o resultado. O brigadeirão agradou naquele dia.

Não precisa acrescentar mais açúcar nesta receita, nem para untar a forma. Não creio que altere a textura, mas deixa mais doce.

O microondas em casa está semi-aposentado.
A ideia do jenipapo me deixou curiosa. Aliás, nunca cozinhei com jenipapo.

bjos,
N.
Anônimo disse…
Posso susbtituir o chocolate em pó por achocolatado, tipo Nescau?
Esta receita leva leite condensado, portanto já tem açúcar de sobra. O achocolatado tem muita lecitina e açúcar e só uma leve lembrança de chocolate. Evite usar achocolatados em geral, prefira chocolate em pó ou até cacau em pó (quando preferir um paladar mais puro).
Deixe o achocolatado lá na sua infância. Bem guardado.

att,
N.

Postagens mais visitadas