Macarrão com ricota caseira

Fiquei com vontade de comer ricota, mas não estava emocionalmente pronta para encarar aquela coisa ressecada com gosto de vento. As duas únicas empresas de laticínios que oferecem ricota do jeito que gosto não vendem perto da minha casa ou trabalho.
E para tapear a minha vontade improvisei uma ricota caseira (tá, sei que não é a receita original). Usei para passar no pão, rechear crepioca e misturar no macarrão (sim, continuo comendo carboidrato -  menos e todos os dias) com berinjela e tomate.


Ricota caseira improvisada: Aqueça um litro de leite integral (da melhor qualidade que encontrar) no fogo médio, mexendo de vez em quando até levantar fervura. Abaixe o fogo, una trinta mililitros de vinagre de vinho branco e dez-doze gramas de sal marinho. Misture e desligue. O leite deverá talhar. Passe pelo chinois forrado com pano próprio para queijo. Deixe sorar (nesta etapa usei uma forma própria para ricota). Não descarte o soro porque contém proteínas e fica ótimo em shakes pré treino, massa de pão ou torta (pode congelar até o uso). Leve para a geladeira e deixe terminar de sorar por 3 horas. Desenforme e consuma em até 3 dias (mantenha resfriado em pote com tampa).

Grelhei uma berinjela japonesa, cozinhei um macarrão tipo rigatoni, cortei um tomate caqui, misturei tudo, adicionei colheradas da ricota, flor de sal, azeite e pimenta do reino moída na hora.


E quem sabe, da próxima vez, lembre de fotografar a ricota inteira...

Postado por NM.

Comentários

Postagens mais visitadas