Comidas de fim de ano

Não consegui cozinhar quase nada durante a semana passada. Consequentemente fiquei sem posts para esta semana. E para não passar em branco, vamos falar sobre comidinhas de fim de ano.

Ontem conversamos sobre o que poderíamos preparar no Natal e Ano Novo. Não somos católicos, mas as festividades natalinas contagiam as nossas mesas. Os japoneses costumam confraternizar com a mesa farta durante o almoço (e não na ceia dos dias 24 e 31 de dezembro), mas nada nos impede de comer bem nas ceias.
O peru assado não é um boa opção para nós porque mal conseguimos comer um quarto da ave (haja salpicão, sanduíche, torta e arroz de forno para tentar dar um fim no bicho). O tender lembra um compensado de presunto defumado (ai, desculpem se gostam). O chester parece um frango turbinado e, em casa, mal damos conta de um frango de tamanho normal. Pernil de porco é delicioso, mas imenso (e depois que termina de assar já estou enjoada com o cheiro). Os frutos do mar (ostras e polvo) estiveram presentes no último Natal. 
O que sobrou para cozinhar?
Levantei quatro possibilidades: lombo de porco braseado, pato, paleta de cordeiro, bacalhau e rosbife.
A família escolheu arroz de pato (e salada de salsão com cebola agridoce) no jantar do dia 24, bacalhau assado com batata, tomate, pimentão e cebola no almoço de Natal, soba e ozōni no jantar do dia 31 (alô, tradição) e rosbife (batatas bolinha douradas na manteiga e várias saladas - que tentarei postar depois com fotos).
E para adoçar?
Aquele bolo de frutas (que mantive congelado) vai finalizar o jantar do dia 24.
A rabanada (com uma pequena alteração: aromatizar o leite com casca de laranja) vai aparecer depois do bacalhau.
Vou preparar uma pana cotta de kefir para servir com frutas frescas e mel depois do soba.
E por último, uma charlotte de mirtilo para o almoço do dia 01 de janeiro.

E vocês? Quais os planos para as festas de final de ano?

Postado por NM.

Postagens mais visitadas