Œufs pochés au vin rouge

Queria mesmo era reproduzir os clássicos œufs pochés à la Beaujolais do chef Bocuse, mas não tinha gamay em casa. A única garrafa de Beaujolais Nouveau de 2016 acabou em um almoço de domingo. Usei um merlot mesmo.
Sempre rola uma tensão ao pochear ovos porque lembro da terrível aula de ovos na faculdade. Acho que desperdicei uma dúzia de ovos até conseguir fazer uma omelete simples e outra recheada, um ovo frito, um pocheado dignos.


Ovos pocheados no vinho tinto: Refogue uma chalota brunoise na manteiga sem dourar. Una um terço de garrafa de Beaujolais (Gamay) e cozinhe em fogo médio. Deixe reduzir para 2/3 do volume. Abaixe o fogo. Pocheie dois ovos no vinho por 4-5 minutos. Enquanto isso, grelhe uma fatia de brioche. Escume os ovos e mantenha quente. Adicione um dente de alho brunoise e sal ao vinho. Engrosse com roux. Desligue e una salsa picada. Disponha os ovos sobre o brioche e regue com o molho de vinho. Polvilhe um pouco de pimenta do reino.


Gostei do resultado e vou tentar comprar algumas garrafas de gamay de produção nacional para repetir esses ovos e fazer molhos para carnes e aves.


Postado por NM.

Postagens mais visitadas