Fagioli all'uccelletto

Fagioli all'uccelletto é um cozido à base de feijão branco e tomate, típico de Toscana. É aromatizado com sálvia fresca, concedendo um sabor especial ao feijão.
Comemos com fatias de pão, como se fosse um ensopado. Mas acho que ficaria delicioso para acompanhar cordeiro ou porco assados.


Fagioli all'uccelletto: Lave duzentos gramas de feijão branco e deixe de molho em meio litro de água filtrada por 8 horas em temperatura ambiente. Escorra e lave bem.
Leve os grãos ao fogo alto com meio litro de água filtrada. Após ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por trinta minutos ou ficar tenro.
Doure levemente dois dentes de alho fatiados e cerca de cinco folhas de sálvia fresca em azeite. Una ao feijão. Salgue e adicione pimenta. Agregue duzentos gramas de tomates picados grosseiramente e cozinhe por mais 15 minutos.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Anônimo disse…
Nina,
Uma vez comi um tipo de bruschetta gratinada com uma pasta de feijão branco e tomate. Tem a receita?
beijo
Anônimo disse…
Qual pão seria ideal para acompanhar estes feijões?
Pela descrição me recordei de uma receita publicada no Panela de Cobre. Veja se é esta: http://paneladecobre.blogspot.com/2008/03/pur-de-feijo-branco.html

Acompanhei com um daqueles pães que tenho feito em casa à base do fermentos naturais. Mas acho que um pão toscano ou italiano iria muito bem.

abs,
N.
ameixa seca disse…
Gostei, ainda por cima com a Sálvia para aromatizar :) Finalmente consegui que a sálvia pegasse no canteiro!
Pitadasdilu disse…
Tem tanto tempo que não como feijões brancos... me deu vontade..., essa receita parece muito boa.
Bjos, Lú.
espressa-mente! disse…
Durante anos (infância+adolescência) briguei contra o feijão. Já na fase FGV, depois das nignt's, voltei a valorizar o feijão. Hoje adoro suas variações seja feijoada(BR), cozido(PT), fabada(ESP), feijão "frito"(MEX), caldinho(RJ) e fagioli(ITA) que uso com antipasto!
Ana Powell disse…
Olá Nina
Gosto imenso de fagioli e no Inverno faço sempre esta maravilhosa receita.
Feliz fim de semana x

Postagens mais visitadas