Sorvete de azeite

A Cartuja de Santa Maria de Escaladei foi o primeiro monastério cartuxo da Espanha (que depois também migrou para Portugal). Os monges detinham conhecimento sobre agricultura, vinificação e arte avançados para a época. Em 1835, os cartuxos foram expropriados, a vila incendiada e abandonada. Desde 1989, as ruínas de Escaladei pertencem ao departamento de cultura da Catalunha e prosseguem com as obras de restauração.
vinhedo e o maciço de Falset

ruínas de Escaladei

Santa Maria


claustro

No pequeno povoado de Escaladei encontramos a delicatessen Molí de l'Oli com produtos locais (azeite, mel e biscoito). Como os nossos souvenirs são relacionados com comida e bebida, escolhemos um azeite e um mel para levar.
Ao chegar no caixa, a dona perguntou: vocês vão levar o azeite e o mel sem experimentar?! Está errado, venham provar os três blends de azeite. Depois que escolhemos o nosso favorito (o Cavaloca), a senhora ofereceu um ovinho de chocolate com o azeite dentro de flor de sal por cima. Foi inesperado encontrar uma artesã tão apaixonada por seus produtos. A Molí de l'Oli pertence ao movimento slow food na Espanha .
Uma parte do azeite acabou na mousse de chocolate, outra foi parar na massa do sorvete e o restante devorada com pão caseiro.


Sorvete de azeite:
(para 400ml considere 100% = 180g)
11% de gema
34% de açúcar refinado
100% de leite integral
0,1% de pasta de baunilha
0,6% de flor de sal
34% de azeite extra virgem (quanto melhor a qualidade do azeite, melhor será o resultado do sorvete - usei o Cavaloca)
55% de iogurte grego
Faça um crème anglaise. Adicione a pasta de baunilha. Esfrie e incorpore o azeite e flor de sal, batendo com fouet até emulsionar. Gele por 1h. Incorpore o iogurte grego. Coloque na sorveteira seguindo as instruções de uso.


Regue com mais azeite e polvilhe flor de sal na hora de servir o sorvete.

Se preferir transformar as medidas desta receita em xícaras medidoras entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Antonio disse…
Alguém já provou esse sorvete? É bom mesmo?
Anônimo disse…
Antonio, vou escrever para você entendermelhor: se a receita do sorvete de azeite está no blog Gourmandise significa que a Nina fez, provou e gostou do resultado. Posso desenhar na próxima vez.

Talita

Postagens mais visitadas