Soufflé de lavanda e framboesa

Durante a nossa estadia em Avignon, conseguimos manter um dia livre (sem visitas agendadas em vinícolas) para passear pela região. Em geral, as estradas na Europa são boas (apesar do alto valor do pedágio e da barbeiragem dos franceses) e a paisagem provençal é cinematográfica.
Aproveitamos o dia ensolarado e fomos até a Abbaye Notre-Dame de Sénanque para tentar conhecer um dos famosos campos de lavanda, típicos de cartões postais. Chegando lá ficamos um pouco decepcionados porque perdemos a época de colheita da lavanda e os campos não estavam mais floridos. Fizemos algumas fotos, um video, compramos uns souvenirs na loja da abadia (flor de lavanda para uso culinário, nougat, sabonete e herbes de Provence) e continuamos a viagem até Gordes.

abadia Notre-Dame de Sénanque


Apesar do calor fora de época em São Paulo fiquei com vontade de comer soufflé. Usei a lavanda (pode ser utilizada em uma infinidade de doces: creme, bolo, biscoito, madeleine, bala, sorvete, etc.) com framboesa para perfumar a delicada sobremesa.


Soufflé de framboesa e lavanda:
(para uma porção grande considere 100% = 75g)
95,5% de leite integral
0,4% de lavanda seca
100% de framboesa (liquidifique com o mínimo de água e coe - deve render 60g)
35% de açúcar orgânico claro
10% de amido de milho
0,2% de pasta de baunilha
40% de clara
manteiga sem sal e mais açúcar para untar
Faça uma infusão de leite com lavanda. Coe e misture com açúcar, pasta de baunilha e amido. Leve ao fogo baixo mexendo até engrossar. Retire do fogo, una o purê de framboesa e deixe esfriar. Monte a clara em neve mole e incorpore ao creme.
Asse em ramequim untado com manteiga e polvilhado com açúcar à 175ºC por 25 minutos. Sirva imediatamente.


Para converter gramas em colheres medidoras entre aqui.

Postado por Nina Moori.

Comentários

wair de paula disse…
Ainda vou fazer souflée com esse"look"! Forte abraço.

Postagens mais visitadas