Chicha morada


É um suco feito de milho roxo: com sabor adocicado e normalmente aromatizado com abacaxi/pêssego e canela.
Eu fiz com milho roxo seco (usei espiga também), casca de abacaxi e um pedacinho de canela em pau (pode-se acrescentar cravo ou anis) e água cozinhando por 1 hora e meia. Coe, adoce e deixe esfriar. Resulta num suco roxo (morada) como o de uva. Sirva gelado com/sem gotinhas de limão. O sabor é diferente de qualquer bebida que eu já tenha experimentado.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Fiquei muito curiosa de provar isso! bjo,
laila radice disse…
que lindo!!! amo roxo!
Migas disse…
Esse sumo é de origem brasileira? Ou fê-lo a pensar noutras influências? É que aqui, também fazem um sumo de milho mas este resulta num sumo amarelo. Já me explicaram como se faz...parece que é fermentado...mas não me lembro de todos os passos. Achei engraçado porque me lembrei das tais semelhanças entre a cozinha brasileira e angolana...:o)
Marizé disse…
Que original, não conhecia. Mas lembro-me quando era pequena e os meus avós no Alentejo descamisavam (tiravam a "camisa" ou casca), e encontrava-mos uma espiga preta, era chamado o Milho-rei. Beijocas e bom fim de semana
Márcia disse…
Nina, mulher... se eu nunca nem vi o tal do milho preto, o que dirá esse suquinho?
Só acredito q é bom pq é vc q tá dizendo!!!
:)
Bjos.
Laurinha disse…
Diferente mesmo, não faço idéia do gosto...mas a cor está linda, bem intensa!
Beijinhos,
Sheila disse…
Fiquei curiosa pra ter noção do sabor.. lembra o que?
Nossa, milho preto! Nunca vi.
Comprou na feira boliviana também?
Bjs
Heidi disse…
Nina, que coisa boa, e de muito apetite também, confesso que nunca tinha ouvido falar da "Chica morada" ou suco de milho preto...
Anônimo disse…
Tomei esta bebida na casa de um amigo filhos de bolivianos, mas não sabia como era preparada.
Meninas,
Comprei porque já havia ouvido falar que a Bolívia (e se não me engano o Peru tbm) possui uma infinidade de tipos de milhos. Na feira na Kantuta, tinha vermelho, amarelos, claros, escuros, brancos, rosados, mas foi o preto que chamou minha atenção! Não é fermentado, apenas seco.
Não definir o sabor, diferente, não tem gosto do milho que estamos acostumados, mas o abacaxi e a canela são identificáveis.
Comprei também o suco em pó de chicha morada (da royal) e, este tinha um gosto muito artificial, parecia coca cola aguada e sem gás. O natural é muito melhor!

bjos a todas,
Nina.
Sylvia disse…
Entao essa é a tal de chicha.Aqui eles costumand dizer quando alguma coisa nao é nada ,"ni chicha ni limonada" e só sabia que era uma bebida de origem andina.Muito bom vc ter postado a foto dela
bjs
Sylvia, nunca tinha escutado essa frase, mas é engraçada, fiquei imaginando as duas bebidas sendo comparadas. rsrsrs
bjinho,
Nina.
Valentina disse…
Nina, aonde encontras este milho?
Valentina, comprei o milho na feira boliviana que acontece todo domingo na praça Kantuta (bairro do Pari em São Paulo). Não sei se vende em outros lugares, no mercado central sei que não.
njo,
Nina.
Lavinas disse…
Salve!

E como produzir a receita alcoólica de chicha? Só mascando antes, ou tem outro tipo de fermentação?
Sei q a bebida tradicinal deles é feita mascando e deeixando fermentar. O problema é q a fermentação não é feita de maneira controlada (produzirá álcool e outras coisas q podem ser prejudiciais à saúde). Não sei como os bolivianos "freiam" a fermentação ou dosam o teor alcóolico.
Deve ser semelhante à "Maria louca" produzida em presídios.

abs,
N.
Gente este suco é diviiiiiiiiiiino, eu tomava toda hora quando estive em lima! É de um sabor exotico,delicioso e lembra um pouco amora sei lá kkkk só sei que o toque de canela e limão dão a esse refresco um sabor inigualável!! Eu gostei tanto que trouxe de lá os pacotinhos do suco industrializado que é quase 90% igual ao original! Valeu bjus !

Postagens mais visitadas