Vini Vinci Parte 2


Viña Tondonia - estilo completamente diferente dos vinhos comercializados atualmente. São vinhos que passam por longo período de envelhecimento, em carvalho e em garrafa. Os mais impactantes são os brancos, com aromas muito intensos, principalmente de avelãs, com longuíssima persistência. Agora a principal questão: como pontuar estes vinhos (0 a 100)??? Impossível alcançar um senso comum. Por isto prefiro observar + a descrição do vinho que sua nota.


O.Fournier - produz vinhos em Ribera del Duero(Spiga) e na Argentina(ACrux), os dois à base da variedade Tempranillo. Percebe-se o mesmo DNA nos vinhos, possuem características semelhantes (aromas intensos, doces, com muita fruta, baunilha e um toque de azeitonas). Duas interpretações possíveis: os defensores do "terroir" defenderão que são vinhos corretos, porém sem personalidade, sem a assinatura do meio ambiente onde foram produzidos, um produto vulgar (entendam comum).
Os defensores da tecnologia defenderão que o exemplar argentino é impressionante, conseguiu reproduzir o estilo de um vinho de altíssima qualidade em uma região diferente da de origem, mostrando que a tempranillo pode alcançar resultados impressionantes no Novo Mundo também.

Postado por Marcel Miwa.

Comentários

laila radice disse…
adoro a casta tempranillo, mas provei outro dia um amrgentino e nao curti mto, acho q precisava amadurecer um pouquinho mais, achei rispido, ams enfim...vinho é gosto..cada um tem o seu...agora fiquei interesada pelas avelãs...intressante! bjos
Olá Laila,
às vezes temos que lidar com estas "surpresas". Embora os taninos estejam ainda muito intenso, devemos observar também se o vinho possui acidez e extrato(compostos sólidos que colaboram para a intensidade do aroma) suficiente para envelhecer bem. Com o envelhecimento os taninos podem amaciar (se estiverem verdes/agressivos o vinho não perderá a adstringência), mas perde-se acidez e intensidade no aroma. Quanto as avelãs, normalmente ocorrem em vinhos envelhecidos que passaram por madeira. Amêndoas, avelâs, nozes, são aromas que podemos encontrar em vinhos neste estilo. O grande desafio é encontrar vinhos desta tipicidade a um bom preço.
abs,
Marcel.

Postagens mais visitadas