Pão de kamut e mulberries

Alguns amigos tem o prazer de presentear com ingredientes pouco comuns por estas bandas. Devo lembrar que quanto mais exótico o produto, mais divertido parece ser para eles. E nesta lista posso citar: cochayuyo, farinha de espelta germinada, fermento japonês, ovo preto, detchu, doce de limão capeta, pimenta red savina, ricota de leite de búfala, groselhas baianas...
O ingrediente da vez é uma tal de Hunza mulberry seca (não sei se existe nome em português), uma berry no formato da amora e de cor amarela. Comi algumas com kefir, aveia e mel no café da manhã e adicionei o restante em um pão.

Pão de kamut e mulberries:
(um pão de cerca de 550 gramas - 100% = 250 gramas)
100% de farinha de kamut
90% de leite desnatado
20% de John (fermento natural de centeio)
8,8% de mel de flores silvestres
3,2% de óleo de avocado
2,8% de flor de sal
16% de Hunza mulberries
4% de nibs de cacau
Misture o leite à farinha. Cubra e deixe repousar por 40 minutos. Adicione o fermento e mel. Una o sal e óleo. Trabalhe a massa. Incorpore as mulberries e nibs. Cubra e deixe repousar por 2-4 horas à 20-23℃. Modele e encaixe em uma forma de pão untada e polvilhada. Coloque em saco plástico e gele por 12-18 horas. Retire da geladeira, abra o saco e deixe terminar o crescimento. Asse à 180℃ por 30 minutos. Desenforme e esfrie sobre grade antes de cortar.


Usei metade deste pão tostado para acompanhar um curry de caju e tomate (Retire a castanha e descasque dois cajus maduros e firmes. Esprema com cuidado para retirar o suco. Polvilhe um pouco de sal e deixe drenar mais. Refogue meia cebola e um dente de alho no azeite, una curry amarelo em pó. Adicione três tomates sem pele picados. Enquanto isso, grelhe os cajus cortados em cubos grandes em outra panela com azeite. Adicione ao cozido de tomate. Tempere com sal e pimenta do reino. Sirva quente com pão.).

Se tem dúvidas com as porcentagens, clique aqui.

Postado por NM.

Postagens mais visitadas