Iogurte de garrafa térmica

Produzo e consumo kombucha, kefir de leite, kefir de água, kombucha de café e jun tea (expliquei aqui porque não faço mais doações) porque gosto desses produtos. Não os utilizo para ficar mais saudável, na moda ou qualquer outra apologia.
Recentemente fiquei com vontade de voltar para o bom e velho iogurte. 


Preparei o iogurte a garrafa térmica porque não tenho iogurteira. O primeiro lote foi feito com um preparado para iogurte (não quis arriscar com um produto duvidoso feito com leite acidulado até textura similar ao iogurte). Se não é como eu e confia fielmente nos produtos das gôndolas Brasil a dentro, compre um iogurte natural e reproduza o seu em casa. Use o leite com a melhor qualidade que encontrar e puder pagar.


Iogurte de garrafa térmica: Aqueça setecentos e cinquenta mililitros de leite integral, semidesnatado ou desnatado, mexendo constantemente com espátula, até as bolhinhas surgirem na borda. Troque de recipiente e deixe amornar até 42-45℃, mexendo de vez em quando. Dissolva vinte e três gramas de iogurte natural (lembre de sempre reservar do lote anterior) com algumas colheres do leite aquecido e misture ao leite total. Verta em uma garrafa térmica limpa (reserve para este uso apenas ou terá iogurte sabor café ou chá de iogurte), feche com as tampas e deixe em temperatura ambiente por 3 horas. Transfira para potes ou copos de vidro, cubra e mantenha em temperatura ambiente por mais duas horas (se preferir mais ácido, deixe mais tempo). Gele. Conserve por 5-7 dias refrigerado.



Postado por NM.

Comentários

Postagens mais visitadas