Kefir de água

Ganhei um pacotinho de kefir de água liofilizado. Segui exatamente o modo de preparo: rodelas de limão, frutas secas, açúcar, água filtrada e o tal kefir seco. A instrução recomendava deixar tudo em uma garrafa vedada à 20-25℃ durante 48 horas, mas está difícil praticar esta temperatura em casa (São Pedro confundiu as estações inverno X verão). Deixei fermentar por 40 horas, quando as frutas boiaram até a superfície. Coei, descartando as frutas, reservei uma parte do líquido para fermentar o lote seguinte, engarrafei novamente e gelei. De acordo com a embalagem, este kefir resiste até oito repetições e estou na segunda. Veremos como se comportar nos próximos lotes.


A primeira foto é referente ao primeiro lote com limão Tahiti e pera desidratada, antes da fermentação.


Esta segunda garrafa é do segundo lote com limão Tahiti e uvas passas, durante a fermentação.
O resultado? Ficaram menos doces que imaginei e já bebi puro (o sabor do limão é bem mais evidente que das frutas secas) e batido com morango.

Queridos leitores e amigos: para evitar desentendimentos, no momento, não estou doando kefir de água e leite, madres de fermento natural, kombucha, jun tea ou vinagres. Passei por algumas situações desagradáveis e penso que a melhor solução é dizer não para todos.

Postado por NM.

Comentários

Postagens mais visitadas