Groselha baiana

Folheando o livro O sal é um dom (receitas de Dona Canô), vi uma receita de Doce de groselha. Fiquei intrigada. Até então eu achava que groselha era uma fruta típica da Ásia e Europa.
F. encarregou-se de ir atrás da groselha em Salvador. Descobriu que a groselha é comum na região (usada para sucos, geléias e compotas).
Não consegui muita informação sobre esta fruta no Brasil. Resolvi perguntar para a Neide Rigo, que disse que a groselha brasileira não tem nada a ver com a européia (nem com a pitanga, com a qual se parece fisicamente - o pé de groselha baiana não se parece com o de pitanga).
A groselha brasileira/baiana é clarinha (varia entre os tons de branco, verde palha e amarelo claro), possui uma sementinha em formato de estrela (igual à acerola), tem aroma perfumado e boa acidez.
Experimentei a geléia na casa de F. (o sabor é único). Com a cocção e presença de açúcar, torna-se avermelhada.



Ganhei um pacote das frutinhas congeladas que vieram diretamente de Salvador. Tornaram-se uma compota de groselha baiana!

Compota de groselha baiana:
100% de groselha baiana
50% de açúcar orgânico
10% de suco de limão Tahiti
40% de água
Leve tudo ao fogo baixo. Cozinhe por cerca de 2h ou as frutas ficarem tenras. Escume a espuma que se forma.


Coloque em potinhos e deixe esfriar.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Bergamo disse…
Hummm....queria provar essa compota..rsrsrs...desconhecia por completo uma "groselha" brasileira.
Um abraço,
Bergamo
Iliane disse…
hummm..dve etr fcado muito bom mesmo essa corserva..groselha é uma delicia..e..é verdade..toda a Bahia..tem muita groselha..ali na região de Ilheus tem demais.....amei a receita..bjus
Ana Powell disse…
Olá Nina
Esta compota ve-se tremenda.
Adorei a receita.
Beijocas
pelo jeito, na Bahia inteira encontra-se esta groselha. gosto do sabor ácido dela, equilibra com o doce da compota.
bjos,
N.
Silvia - BH disse…
Nina, é conhecida como groselha asiática.
Anônimo disse…
Tenho um pé de groselha amarelinha em Iguaba RJ, faço xarope duas vezes ao ano. Queria receitas de groselha, estou sempre pesquisando mas não encontro nada, podem me ajudar.
Já fez geleia com esta groselha amarela? Poderia fazer sorbet, sorvete ou uma gelatina.
Fiz um Bolo de cacau gluten free com esta groselha: http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2009/01/bolo-de-cacau-e-groselha-gluten-free.html

att,
N.
Papel de Roça disse…
Bom dia:

No terreno que moro já tinha um pé de groselha. Demorei mais de um ano para descobrir o que era. Ainda não estava adulta e dava pouca fruta. Fui para a internet com um galhinho e uma fruta. Depois de muito tempo consegui encontrar. A groselha da bahia é a mesma groselha da india. Tem propriedades terapêuticas e é usada como alimento pelos indianos a mais de 5000 anos. Eles usam mais como picles. É bom para a diabete e etc... Fiquei encantada. Fiz doce e fica simplesmente maravilhoso. Tem um truquezinho que aprendi na própria internet. Dê uma fervida rápida, retire a água e ai sim prepare o doce. Fica o azedinho da fruta, mas sai a acidez. Na verdade a árvore me conquistou pela beleza. Pesquise fotos na internet. Sou a feliz vizinha de uma árvore de Groselha Indiana ou Bahiana.
abraços, sheila
Sheila,

Muito obrigada pelas suas dicas!

abs,
N.
Anônimo disse…
EHEHEHE AGORA EU SEI O QUE FAZER,TENHO UM PÉ CHEIO DESSAS GROSELHA AQUI NA MINHA CASA, NA BAHIA, ESTOU FELIZ E AGORA SEI O QUE FAZER, NO MOMENTO NÃO APROVEITAVA NADA.
Anônimo disse…
Hummm..que delicia, voltei a infância. Ia pra escola com um saquinho de groselha e um pouquinho de sal...acabávamos com elas antes de chegarmos..rsrs
Andre Pinto disse…
Em São João da Barra - RJ tem alguns pés de groselha na beira do rio. Maravilha!
vejam o meu blog
www.andreambiental.blogspot.com

Parabéns pela matéria!

Abraços
Andre Pinto
JosemariaUca disse…
Tenho um pezinho em casa me venderam como uva de arvore... Imaginei que seria doce. Minha duvida é o período da colheita
Jose Maria, acredito que uva de árvore seja um dos vários nomes da groselha baiana. Não faço id ia da época de colheita.
Anônimo disse…
Tenho um pé de groselha na minha casa, esta que vcs chamam de groselha baiana, na verdade é originária da Ásia e da Europa, e é chamada de groselha estrela. floresce na primavera e amadurece no verão.Mas gostaria de que alguém postasse aqui receitas com esta fruta. dizem que comer in natura é muito boa,por ter o dobra de vitamina c da laranja e do potássio da banana. E que na Ásia as pessoas comem para curar se de artrite e também como anti inflamatório natural.
Não tenho acesso a esta groselha aqui em São Paulo. Se souber onde encontrar por aqui, por favor avise.

NM

Postagens mais visitadas