Solar do Vinho do Porto

Tive a honra de ser convidado para um jantar do Solar do Vinho do Porto-SP. Existem apenas três Solares em Portugal (Porto, Lisboa e Régua) e dois no Brasil (São Paulo e Curitiba). Pelo que entendi, em Portugal, os Solares atuam como espaços do I.D.V.P. (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) dedicados à divulgação e promoção da cultura (incluindo degustação) dos Vinhos do Douro e Porto. No Brasil, os Solares concentram suas ações na organização de eventos em torno dos Vinhos do Porto e Douro, também atuando como “longa manus” do I.D.V.P.
O atual Presidente do Solar-SP, José Maria Santana, além de grande conhecedor de vinhos foi também o grande anfitrião desta noite, que me impressionou pelo grande número (e “peso”) de formadores de opinião reunidos.



O jantar foi realizado no restaurante Rosmarino.

Como entrada, uma sopa de abóbora com gorgonzola


Primeiro prato: Polenta branca com bacalhau


Segundo prato: Arroz de pato


Sobremesa: Bavarese de chocolate ao aroma de laranja com calda de frutas vermelhas (de arrancar suspiros!)


Os vinhos tranquilos: Branco da Gaivosa 2005, Carm Reserva 2001, Callabriga Douro 2004, Quinta do Ventozelo Touriga Nacional 2004 e Quinta Vale da Raposa Grande Escolha 2003.


E os fortificados: Porto Quinta do Ventozelo Tawny 10 years, Porto Krohn Colheita 1996 e Porto Warre’s Ótima Tawny 10 years.

Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Postagens mais visitadas