Café colombiano

Ganhamos este café de A. O famoso café colombiano disputa com o Brasil o título de melhor café do mundo.
Esperava um pouco mais deste café colombiano.
café OMA que experimentamos era torrado e moído.
Preparei em casa com filtro e na French press. Um café equilibrado com acidez mais alta (em relação aos que costumo beber), mas sem complexidade de aromas.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Hoje a maioria do nosso café exportado apresenta excelente qualidade. Mas há quanto tempo aprendemos a confeccionar um bom café de filtrado ou a apreciar um espresso da maneira correta?

N.
espressa-mente! disse…
"Quem faz a fama, deita na cama!!” Este dito popular resume bem o que faz hoje o café colombiano. Fomos por décadas responsáveis por 80% da produção mundial de café! Boa parte desta produção, que nunca prezou pela qualidade e sim quantidade, foi “exportada” para a Colômbia. Lá era limpo, selecionado, reclassificado e ensacado agora, como café colombiano e exportado para Europa e EUA. Eles criaram há 40 anos atrás a denominação de origem, “Café de Colômbia” e um personagem, o Juan Valdez, o tradicional camponês, e sua mula Conchita! Dentro desta estratégia de internacionalização baseada na qualidade de seus cafés, o “café de Colombia” patrocinou por décadas, os principais torneios mundiais de tênis. Recentemente o Juan Valdez e sua mulinha fizeram uma aparição no filme “O todo poderoso 1”, com o Jim Carrey.
Portanto, os colombianos fazem muito bem "a fama" enquanto nós continuamos deitados eternamente em berço esplêndido!!
Elvira disse…
Para ser sincera, eu acho esse café o pior do mundo. Não gosto da qualidade robusta, ácida e amarga. Café da Colúmbia rima para mim com café americano (ou francês, péssimo também). Já tentei várias vezes beber, mas não consigo. E no entanto, sou "coffee addict"...

Cá em Portugal, partilhamos um gosto comum com a Itália: os cafés 100% arábica, geralmente oriundos de África. É um café forte e muito cheiroso mas que nunca, nunca, amarga, até quando fica muito preto e "ristretto".

Gostos não se discutem, né...? ;-)

Beijos.
Bergamo disse…
Nina,
Preferências de café à parte, fiz uma pergunta para você lá no blog.
Se puder dê continuidade....
Abraços,
Bergamo
Anônimo disse…
O café colombiano é direcionado para o mercado norte-americano. Afinal, os EUA injetaram muito dinheiro no mercado de café de lá. Provavelmente para tentar combater o tráfico
clau disse…
Qdo fiz o curso de barman ali no Senac nos informaram, que existe muito mito sobre o café colombiano.
Sim, é bom, mas o arabica brasileiro exportaçao, é o melhor do mundo.
O que existe é um empenho americano em direcionar as terras colombianas que produziriam cocaina, ao plantio do cafè. Que com uma jogada de marketing, foi chamado de " o melhor do mundo".
A verdade é que, por mais de uma centena de anos, o povo brasileiro foi acostumado a consumir o "descarte" das exportaçoes: BEM torrado pra disfarçar os defeitos.
E se acostumou...
Bjs!
Sylvia disse…
Atualmente estou comprando em graos , e comprei o colombiano , (tao famoso, so um quarto kilo) Eu achei super fraco, tivear um monte de pó para ter algo de corpo, Outro dia comprei um africano que achei barbaro, ams carissimo, assim fico com o Melita em graos , que nao sei se é costume ou gosto, mas me satisfaz . O Africano só uso para a maquina de expresso , e quando acabar nao sei se terei coragem de comprar de novo (Pelo preco)
Beijos
espressa-mente! disse…
acabo de ler que os colombianos fizeram uma oferta hostil de compra da starbucks!
se isso ocorrer, será o tiro de misericórdia em nossos cafés que continuaram sendo classificados internacionalmente como "exóticos"!
Anônimo disse…
Não há dúvida nenhuma que o melhor cafe do mundo é o colombiano (e o brasileiro: um dos piores, que só tem preço). Ocorre que a cada posto de "ensacamento" na colombia (entrepostos que compram os grãos dos agricultores), há "aduana" ou fiscalização americana (instituto americano do cafe)onde cada saca de cafe é praticamente testada fisicamente (amostras) e quimicamente (cada posto tem um laboratório completo de testes). O indice de tolerancia é absurdamente mínimo (pra tudo: cor, tamanho dos grão, umidade, qualidade, tipo, doenças, defeitos, etc). Sabem quando vai ocorrer isso no Br? Nunca (acham que os agricultores brasileiros se submeteriam a isso? Ou aos americanos?)
Oi Anônimo,
Deste a publicação deste post, degustei alguns cafés colombianos, aqui e fora do país. Inclusive em uma longa degustação às cegas. Continuo considerando desequilibrados. Sobra muita acidez. Apesar de não entender nada sobre cafés, acredito que um café bom deve apresentar bom equilíbrio de aromas.
Os iatlianos, que possuem o melhor espresso do mundo, continuam comprando nossos grãos.
Gostaria muito de saber onde obteve estas informações. Se preferir dirigir-se ao nosso e-mail para manter sigilo: gourmandisebrasil@hotmail.com

grata,
N.
Anônimo disse…
Olá, gostaria de saber, como faço pra comprar um pacote já torrado e moído de algum café colombiano para que eu possa provar?

Abraço
Evandro
Evandro,

Este pacote de café colombiano foi presente de um amigo. Mas observo que algumas cafeterias servem blends com grãos colombianos. Dê uma pesquisada.

att,
N.
Anônimo disse…
Olá...muito legal os seus comentários..gostaria de conhecer melor os cafés Colombianos!!!onde encontrá-los em SP!!Certa vez em passagem pelo aeroporto na Colombia, trouxe ao Br. algumas marcas de cafés, qdo. abrí o pacote, fiquei impressionado com o perfume que tomou conta de todo o ambiente, porque não conseguir de novo e tentar comercializa-lo aqui??? já que náo nos é permitido, tomar um café com tal qualidade, a bom preço? se somos o pais do café!!!cserá!!
abraços, obrigado.
jr.
Jr.,
Por que não entra em contato com algumas marcas de café colombiano? Já pensou na possibilidade de comercializar? Seria muito interessante alguém trazer café em grão da Colômbia não torrado e processá-lo corretamente aqui no Brasil.
Creio que somos o maior exportador de café mundial, mas ainda não consegui encontrar mais que cinco cafeterias em São Paulo que sabem o que é regularidade e qualidade na hora de tirar um espresso correto. O que dirá no resto do país.

abs,
N.
Anônimo disse…
não é permitido pela legislação brasileira a entrada de café cru no Brasil vindo de outros países. Quanto ao torrado, basta alguém importar. Sabem pq não encontram o café colombiano aqui? Pq os cafés especiais do Brasil são muito superiores, com características únicas (Sul de Minas, Cerrado, Norte do PR, Mogiana Paulista, Bahia, Espirito Santo, Carmo de Minas). Não é a toa que somos os maiores produtores mundiais, o problema é que o próprio brasileiro não sabe tomar café, e o que fica aqui no mercado interno é um café de péssima qualidade, salvo os cafés gourmets vendidos nas lojas especializadas.
Concordo. Não conheço mais de dez pessoas que apreciam um espresso de verdade. Talvez este mercado demore um pouco mais para crescer porque antes é necessário educar o paladar dos consumidores. O café "de torneirinha" e a "garrafa térmica com café de quatro horas" ainda insistem em reinar.
Também temos o fator - Preço - que afasta uma faixa considerável de brasileiros deste produto (espresso).
Lógico que ajudaria muito se todos as cafeterias/confeitarias/padarias treinassem seus baristas corretamente (e os garçons que não deixassem o meu cafe esfriando lá na bancada).

N.
Paulo disse…
O amigo anônimo de 11 de junho de 2011 fala que o café brasileiro é o melhor do mundo, por isso não se encontram torrados colombianos aqui. Balela total.
O café colombiano é diferente do brasileiro. O que manda é o gosto de quem toma. Entretanto, são produzidos lá em pequenas propriedades, muito mais cuidadosamente do que aqui. Além disso, eles têm a altitude.
Antes de sair falando, aconselho conhecer o objeto da conversa, muito bem conhecido. Há que se provar o café colombiano. Muito mais suave, de maneira geral, que os brasileiros. Simplesmente não se encontra algo parecido no Brasil.
Anônimo disse…
elvira não tem ideia do que é bom.... não sei como disse que o cafe Colombiano é o pior do mundo...isso é ignorancai pelo amor de Deus. Doa a quem doer o Cafe Colombiano é e sera sempre o melhor do mundo e essa historia de que é enviado do brasil e empacotado é ainda mas ignorancia, pois na colombia temos mais de 500 000 familoas cafeteras que vivem dia a dia cultivando e trabalhando as terras para pruduzir o melhor cafe do mundo. Um abraço a todos.
Bom cafe para todos!!!
Anônimo disse…
Clau por favor se documente bem antes de vir falar besteras. se voce pesquisa bem nas terras cafeteras da Colombia a porcentagem de cultivos de plantações para drogas ilicitas é quasi nulo, é minimo... os cultivos ilicitos estao mais no sur e este do pais. Entao tua teoria é muito errada. Abraço
Anônimo disse…
Anônimo chato,
nada mais plausível que um colombiano defenda a inexistência de plantações de drogas ilícitas na Colômbia.
Compreende que o capital investido pelo governo norte americano ajudou a diminuir esta taxa de cultivo? Por isso é que diminuiu, meu senhor.
E faça um favor, aprenda a usar o google tradutor corretamente na próxima vez.
Então as principais plantações de coca e papoula estão aonde?
abrazos e saludos,
um outro anônimo

Postagens mais visitadas