Berinjela em conserva

Estava sozinha em casa e sem nada para fazer. A melhor opção era ficar estirada no sofá assistindo algum filme ou seriado na N*, mas preferi cozinhar.
Olhei para as três berinjelas que sobraram depois de encaminhar um couscous marroquino para o jantar. E se preparasse uma conserva de berinjela?
Cortei as tais em tirinhas, polvilhei sal e deixei drenar. Enquanto isso, refoguei quatro dentes de alho laminado em azeite com uma pimenta malagueta seca. Espremi as berinjelas, misturei com o alho e temperei com vinagre de vinho branco, azeite, pimenta do reino e flor de sal. Coloquei em um pote de vidro esterilizado e levei a geladeira para curar por uma semana.

a conserva antes da cura

Postado por Nina Moori.

Comentários

Danilo disse…
ola. eu sempre ouvi falar q não se pode comer berinjela crua. sera q este processo de deixa-la no sal substitui o cozimento?

este link tb fala sobre isso:
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/verdadeiro-e-falso-sobre-a-berinjela/423/
Danilo, não sei se o sal neutraliza a ação da solanina. Mas talvez a fermentação láctica possa diminuir (afinal fica "curando" por uma semana). De qualquer forma, o especialista em taxonomia Alberto Salas do CIP (http://www.gourmandisebrasil.com/2011/03/papas-nativas-batatas-peruanas.html) afirmou que a solanina pode afetar as pessoas com intestino mais sensível e nada tem a ver com o fato de ser cancerígena.

N.

Postagens mais visitadas