Pipérade ou Piperrada?

É um prato basco de pimentões cozidos, tomate, ovo e presunto temperados com a pimenta Espelette. No lado espanhol, recebe o nome de Piperrada e no francês, Pipérade. Na versão reproduzida em casa, utilizei somente pimentões vermelhos e presunto da cidade de Jabugo (imagina só uma cidade que vive em função da produção do jamón - mas isso é tema para um outro post).


Pipérade (ou Piperrada):
1 cebola roxa grande
1 dente de alho
azeite
3 pimentões vermelhos (a receita original usa 2 pimentões verdes e 1 vermelho)
3 tomates maduros
tomilho
folha de louro
sal marinho
3 ovos de galinha caipira (temp. amb.)
piment d’Espelette (substitua por cayena em pó ou páprica picante)
presunto de Bayonne (usei o jamón de Jabugo)
flor de sal
Refogue a cebola e alho em azeite. Una os pimentões cortados em tiras longas. Abaixe o fogo, acrescente um pouco de sal e cozinhe por 5 minutos. Una os tomates (sem pele e picados), tomilho, louro, uma pitada de pimenta Espelette e tampe. Cozinhe por 30 minutos (o pimentão deve ficar tenro).
Faça três depressões sobre o pimentão com auxílio de colher e deposite um ovo cru em cada cova (uma outra versão da piperrada mistura os ovos com os pimentões como um ovo mexido). Tampe e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue e aguarde mais 2 minutos. Polvilhe pimenta Espelette e flor de sal sobre os ovos e sirva com fatias de presunto e pão (usei o de azeitona).


Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas