Marcel Restaurant

Na semana passada, em comemoração ao aniversário do Marcel, fomos conhecer o menu degustação do restaurante Marcel. Já conhecíamos o menu à la carte do restaurante, e levando em consideração a indicação de alguns colegas que apreciam a boa mesa, desta vez provamos o menu autoral do chef Raphael Despirite.

Diante da tensão que aquela noite representava (era noite de jogo do Corinthians e tanto o Marcel quanto o Raphael são corintianos roxos), tudo correu bem.
Começamos pelo couvert com o delicioso pâté de foie, que o Marcel descreveu como um "danoninho" de gente grande (dá vontade de comer de colher).

Menu degustação:

Foie gras com uva cozida na cachaça de baunilha - ótimo contraste da uva congelada com a untuosidade quente do foie

Camarão ao açafrão e alho porró e tagliatelle de cenouras - ponto de cocção perfeitos (camarão e cenoura)

Carne "defumada" - um carpaccio com azeite defumado, "pipoquinhas de alcaparras" (alcaparra crocante), folhas de capuchinha, queijo e castanha do Brasil ralados

Bacalhau ao forno - peixe suculento, escoltado por tapenades (azeitonas preta e verde), tomatinho confitado e um toque de brasilidade da flor e folha de jambu

Entrecôte, manteiga de garrafa "Fazenda Picuí" e purê de batata doce - carne perfeita (macia, sem aquela textura gelatinosa e alterada de carnes super maturadas tão comuns em steakhouses) e além do visual atraente, a batata doce roxa aportava um adocicado sutil ao prato

Queijos (Mussarela de búfala da Ilha de Marajó e Grana Padano)

Sopa de tomate (tipo Gazpacho) com sagu de ponzu

Soufflé de cupuaçú "homenagem ao mestre Paulo Martins" - os soufflés desta casa são a minha referência de soufflé (lembro-me da primeira vez que experimentei aquela textura aerada quando ainda era adolescente)

Este menu nos deixou felizes por conseguir integrar as técnicas clássicas francesas com elementos brasileiros (mandioca, jambu, castanha do Brasil, batata doce, manteiga de garrafa e queijo de Marajó), executados de forma íntegra e coerente. Nota-se que existe uma busca por ingredientes de qualidade (produtos de origem), novas técnicas de cocção sem deturpar a essência do alimento e bom senso de proporção, a um preço condizente.


A escolha do vinho para acompanhar um menu degustação nunca é uma tarefa fácil em virtude da multiplicidade de pratos e ingredientes. Escolhemos um vinho das Astúrias, mais exatamente um Vino de la Tierra de Cangas: Monasterio de Corias tinto 2006 (Mencía, Verdejo negro e Carrasquín). Com 12% de álcool, este vinho faz jus ao formato da garrafa que utiliza, estilo Bourgogne. Fruta fresca, ótima acidez, mineral e toque de alcaçuz. A casa não cobra taxa de rolha.

Faixa de preço: $$$$$ (por pessoa)

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Lucas Spinelo disse…
Maravilhosas as fotos do pratos, sinceramente ficaram muito lindas, uma boa dica de restaurente e de pratos, parabens!

Acompanho seu blog faz tempinho jah e ateh adicionei nos meu favoritos, se quiser dah uma passadinha no meu pra conferir:
www.benvenuttii.blogspot.com

Valeu
Anônimo disse…
Achei muito interessante esta mistura de ingredientes, principalmente do Estado do Pará (Queijo do Marajó, Castanha do Brasil e Jambu), como diria alguns amigos "ONLY IN BRAZIL".

Marcel feliz aniversário! E vai Curinthia!

Tarraxa

Postagens mais visitadas