Baklawa


Esta é a minha versão de um doce que adoro.

Baklawa:
Faça a calda com duzentos e quarenta mililitros de água, trezentos e sessenta gramas de açúcar e vinte mililitros de suco de limão siciliano. Retire do fogo e junte quinze mililitros de água de flor de laranjeira. Reserve. Misture trezentos gramas de nozes moídas com quarenta gramas de açúcar e noz moscada ralada. Derreta sessenta gramas de manteiga clarificada derretida e pincele uma fina camada em uma forma quadrada ou retangular (20cm). Coloque um quarto de pacote de massa phyllo, pincelando cada folha com manteiga derretida. Coloque um terço das nozes. Siga este processo até terminar com massa phyllo. Cortem losangos (sem cortar até embaixo). Asse à 180ºC por cerca de 35-40 minutos ou dourar. Retire do forno e verta a calda com cuidado. Deixe esfriar completamente e termine de cortar. Gele.
Como eu tinha poucas nozes, usei damasco seco na camada do meio.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Elvira disse…
Esse doce árabe é bom de comer e chorar por mais! ;-)

Beijos.
Marizé disse…
Este doce está tentador, coloca o meu Apfel strudel a um canto! Vou tentar fazer, mas não prometo que fique tão lindo assim.
Sheila disse…
aff*
salivei agora....
Eli disse…
TAmbém adoro esse docinho e agora vendo aqui vou tentar sua receita!! :)
Lídia Lopes disse…
O aspecto está muito bom. Parabéns!
Obrigada meninas! Acho que este doce é fácil em relação ao sabor que oferece no final, mas sou suspeita, pq adoro todos os doces de origem árabe (não só os doces)!
bjos a todas,
Nina.
Heidi disse…
Nina, parece maravilhos este docê, junto a esta massa phylo, fiquei tentada a fazer também. abraços.
Oi Dinha, é um doce fácil e que normalmente agrada. Pode usar castanha de caju, do Pará, pistache, macadâmia, avelã, pecan e já vi com amendoim. Mas as clássias são com nozes ou pistache.

bjo, Nina.
Beatriz Belliard disse…
adoro este doce mas nunca fiz, ainda vou tentar fazer um dia, .o seu esta lindo ! bj
Joaninha disse…
Nina, sem provar já me atrevo a dizer que só pode ser bom demais!Meu deu uma vontade de fazer agorinha mesmo... mmmmmmmm :)))
Beijinhos
Olá Bia e Joaninha, acho esta receitinha fácil e bem gostosa! Fica bem aromática.

bjos,
Nina.

Postagens mais visitadas