Creme de papoula

Lembram de quando era quase impossível encontrar semente de papoula em São Paulo? Pois bem, toda vez que algum amigo viajava para fora, eu pedia para trazer um pacotinho das sementinhas. Atualmente até encontramos as tais sementes na zona cerealista da cidade, mas o preço não está muito convidativo.
Só sei dizer que de pacotinho em pacotinho, armazenei no freezer, cerca de um quilo e meio de sementes negras. E em uma daquelas faxinas, percebi que uma parte estava no limite da validade.
Repeti aquela massa de macarrão, pãezinhos de leite polvilhados e bolinhos de manga com papoula (uma versão deste). E resgatei uma receita arquivada de creme que vai uma tonelada das sementes de papoula.


Creme de sementes de papoula:
(cerca de 1 xícara - 100% = 150 gramas)
100% de semente de papoula
100% de leite integral
36,66% de açúcar refinado
Lave as sementes e escorra com pano. Coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo baixo. Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe repousar por 30 minutos. Escorra, lave e repita a operação. Escorra bem e moa (usei suribachi e não foi muito eficiente, na próxima vez, testarei com moedor elétrico nas sementes ainda cruas e secas).
Leve ao fogo baixo com leite e açúcar. Mexa até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Troque de recipiente e gele. Use em até 4 dias.


Use o creme para rechear pães, biscoitos e bolos.

O que fazer com as porcentagens?

Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas