Queijo curado por 60 dias

Assim como a temperatura de serviço do vinho deve ser adequada à temperatura ambiente (ambiente de uma cave de vinhos de uma região de clima temperado), o queijo também requer condições específicas para armazenamento ou maturação.
Imagina só conservar ou servir um vinho à 28ºC? O mesmo serve para os queijos. Na Europa é comum armazenar o queijo sobre uma tábua coberta apenas com tela em temperatura ambiente. Já tentou deixar um pedaço de queijo azul na mesma situação em pleno verão brasileiro? Não daria certo.
Como não tenho uma cave para queijos em casa, decidi conservar/curar os queijos em um pote vedado na parte mais fresca da geladeira.


Depois de longos 60 dias (virando a cada 2 dias e secando com papel toalha), o resultado foi um queijo de casca alaranjada e massa adocicada.
Antes de abrir o queijo, lave em água corrente esfregando levemente com uma escovinha (uso exclusivo) e seque com papel toalha.


O resultado desta cura de queijo foi parecido com este e completamente diferente do afinamento do tipo caccio cavalo ou do primeiro teste caseiro.

Postado por Marcel Miwa e Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas