Arroz com lula seca

Nina: Hum! Que vontade de comer surume....
Y.: vá até a Liberdade e procure por lá.
Depois de entrar em pelo menos meia dúzia de mercearias especializadas em produtos orientais constatei que nenhuma vendia o surume importado inteiro ou na versão snack. Poderia ser um problema no porto (containers e mais containers aguardando vistorias e pagamentos de taxas) ou ainda resultado do tsunami.
Comprei um exemplar nacional e voltei para casa.
Ao abrir o surume que decepção: cheiro de queimado, ressecado e com sabor de qualquer coisa marinha.
Estava quase jogando tudo no lixo quando tive a ideia de cozinhar para tentar usar de outra forma. Quinze minutos de pressão depois...


Arroz com lula seca (ou o surume que decepcionou): Refogue rapidamente uma cebola roxa, três dentes de alho e pimenta dedo de moça fatiadas em azeite. Una cento e sessenta gramas de arroz e refogue até ficar transparente, junte dez mililitros de Mirim e quinze mililitros de sakê. Adicione um pouco do caldo da cocção da lula quente. Acrescente meia xícara de lula (seca cozida na pressão e fatiada) e três tomates pelados fatiados. Cozinhe em panela semi aberta. Acrescente caldo de peixe ou legumes quente aos poucos. Adicione sal, pimenta do reino moída na hora e salsa picada. Sirva quente.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Postagens mais visitadas